Mercados de Natal: uma instituição na Suíça

Maria Teresa Rebelo Pereira

A época Natalícia é um período muito festivo em toda a Suíça, onde todas cidades e vilas vibram ao ritmo dos preparativos de Natal. Os mercados de Natal são uma instituição e são locais fantásticos para passar uma tarde ou serão com família e amigos e aproveitar este tempo único.

E quais os Mercados de Natal a não perder?

Existem inúmeros Mercados de Natal dignos de uma visita natalícia… E Dezembro é o mês perfeito para isso, quer pelas diversas decorações de Natal, artesanato, vinho quente, fondue, raclette, e uma infindável lista que faz jus a esta época tão especial.

Segue uma lista de alguns dos mais bonitos, na minha opinião:

  1. Vila de Montreux:  O mercado de Natal de Montreux, para além das tendas típicas, tem também muitas atrações e podes inclusive, ver o pai Natal voar no seu trenó! Todos os anos há novidades e podes consultar aqui o programa. Uma opção perfeita para miúdos e graúdos!
  2. Vila de Gruyères: Na pequena vila medieval onde nasceu o queijo gruyère (delicioso, por sinal!), podes encontrar, no mercado de Natal, muitas tendas de artesanato local. Um ótimo sítio para comprar algumas prendas. As datas e as informações todas podem ser encontradas aqui, no site do distrito de Gruyere.
  3. Vila de Vevey: O mercado de natal de Vevey também conta com muitas animações para além das tendinhas do mercado em si. Podes descobrir mais sobre o mercado de Vevey ao consultar aqui o site dedicado.
  4. Cidade de Lausanne: Em Lausanne, são, na verdade, vários mercados de Natal que poderás encontrar pela cidade, cada um com animações e temáticas diferentes. Descobre todas as informações no site oficial.
  5. Vila de Morges: O mercado de Natal tem lugar no recinto do castelo da vila, acrescentando ao ambiente mágico que por lá se faz sentir. Existem diversas tendas de artesanato, restauração e muito mais. Horários e atividades também disponíveis no site.

O mais difícil, é com certeza, escolheres que mercados visitar! Mas opções para todos os gostos não faltam, sejam elas para adultos ou para levar a pequenada. Por esta altura, na Suiça, o frio já se faz sentir, sendo um ingrediente especial da época… Por isso, não te esqueças de trazer um agalhado apropriado para usufruíres ao máximo dos Mercados de Natal.

O que comer nos Mercados de Natal da Suiça?

Para os fãs de gastronomia, sosseguem os vossos corações… Não faltam opções deliciosas e tipicamente suíças para degustarem durante a visita aos Mercados de Natal. Experimentem o típico fondue de queijo, imperdível para degustadores ávidos de queijo, chocolate ou biscoitos para os mais gulosos, ou uma opção mais salgada, como é o caso das conhecidas salsichas suíças, características do país.

E, para acompanhar estas deliciosas opções, porque não um chocolate quente ou um vinho quente com especiarias, que aquece a alma e o coração? Existem inúmeras opções para por na wishlist, todas elas carregadas de um enorme patriotismo e orgulho nas tradições, sendo os produtos maioritariamente produzidos na Suiça.

Uma desejo de natal bem pertinho!

Se têm o sonho de descobrir um Mercado de Natal especial e pensado ao pormenor, repleto de decorações natalícias e luzes mágicas, a Suiça é, indiscutivelmente, uma opção a reter. Tão perto de nós e de fácil acesso para os Europeus, são considerados como parte da lista dos melhores Mercados de Natal e dispõem de uma panóplia de produtos disponíveis, desde a culinária ao artesanato.

Um desejo de Natal que vale a pena realizar!

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑