Será a educação financeira para crianças algo intrínseco ou extrínseco à educação? Sabia que boa parte dos conceitos e hábitos financeiros formam-se antes dos 7 anos de idade?
O que é então a Educação Financeira para crianças?
Ensiná-los desde cedo a importância e o valor do dinheiro pode ajudar a mudar a relação que desenvolvem na vida adulta. A isto chamamos educação financeira para crianças. Falar sobre dinheiro não deve ser tabu, especialmente porque as crianças vão de certeza ouvir falar sobre isso e é melhor que ouçam uma boa mensagem.
Educação financeira para crianças não é fugir às perguntas difíceis, mas também não é sobrecarregar com demasiada informação dando muito valor ao dinheiro. Explique o valor do dinheiro, quanto poderá ser preciso trabalhar para o adquirir e que nem sempre temos o suficiente para pagar algo que desejávamos. Dar prioridade os nossos desejos com as nossas necessidades momentâneas e com o dinheiro que dispomos será a base da educação financeira para crianças.
A educação financeira para as crianças começa em idade escolar. Assim, a partir dos 7 anos de idade, as crianças podem receber uma mesada e é importante que durante as primeiras semanas a criança mostre como o dinheiro foi gasto para a poder orientar na relação que ela vai tendo com o dinheiro. E neste pequeno gesto estamos a dar a chamada educação financeira para crianças.
3 sugestões essenciais para educar financeiramente as crianças
1. Mostre como gasta dinheiro nas tarefas quotidianas, como:
- Fazer compras;
- Pagar contas online
Inclua também estas tarefas, em que há gastos de dinheiro, nas rotinas das crianças para que aprendam e percebam que o dinheiro que não é infinito.
2. Ensine a guardar alguma parte da mesada
Quanto mais cedo se aprende o valor de separar parte do dinheiro melhor. Seja através de mesada, semanada ou um troco ocasional. É importante que as crianças percebam a importância de guardar dinheiro para objetivos desejados por eles próprios, mas não essenciais – um passeio ou um brinquedo, por exemplo.
3. Nós os educadores temos obrigatoriamente de dar o exemplo.
As crianças aprendem através de observação e prática. É recomendável ser franco com a criança sobre os bons hábitos que pratica. Concluímos assim que grande parte desta educação financeira para as crianças, é intrínseca à educação sendo a familia o primeiro pilar.
Recomendo aqui um livro que influenciou a minha educação financeira
- Como é que apresentaste o conceito de dinheiro aos teus filhos?
- Junta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras
Importante mostrar o valor do “vil metal”.