Segundo alguns vizinhos, o Natal na Colômbia começa com o “dia de las Velitas” a 7 de Dezembro, véspera da celebração da Imaculada Conceição. É uma das festas mais tradicionais e populares onde os católicos da Colômbia acendem, às 7 da noite, várias velas coloridas à sua porta e bairro, guiando a Virgem até sua casa. Cada uma que acendem fazem as suas intenções à Virgem para o seguinte ano.
As celebrações religiosas
Agora que mudamos para o campo, fora de Bogotá, as vivências são diferentes e tivemos a felicidade de um novo vizinho convidar-nos a participar nesta celebração. Com muita animação, carne grelhada, família, amigos, muita luz, e com direito a raspadinhas, mini foguetes coloridos, partilhamos aí um bom momento.
Começarão brevemente as novenas “Novena de Aguinaldos”, oração que se reza 9 dias antes do Natal. Com amigos, familiares, é mais um momento/motivo de festa destas gentes caribenhas, onde a música guasca, sanjuanero, e cânticos de Natal à volta do presépio são ouvidos. E também já fomos convidados a participar nesta novena.
E a gastronomia
A véspera de Natal na Colômbia, celebra-se com um jantar tipicamente servido de frango, porco, batatas e “tamales” (farinha de milho, refogado com porco, ervilhas, batatas, alcaparras, etc, embrulhados em folha de banana). A “natilla” e os “buñuelos” (bolinhas fritas de farinha de milho com queijo, um agradável vício ainda quentinhos) nunca podem faltar numa mesa colombiana. Ainda tenho que aprender a cozinhar estes últimos para que os meus convidados se sintam em casa quando nos visitam.
O dia 25 é passado em família, tal como nós, sempre à volta da mesa, com muitos manjares colombianos típicos, aguardente “guaro”, cerveja e muito rum.
Depois do Natal na Colômbia
A 31 de Dezembro em alguns lugares do país, em família, faz-se e queima-se um boneco vestido com roupa velha enchida de papel de jornal depois das doze badaladas para se despedir simbolicamente do ano velho.
Só no dia dos Reis Magos, a 6 de Janeiro, as crianças (e adultos) recebem presentes onde a figura do Menino Jesus ou “Niño Dios” é a que domina e não a do Pai Natal que mais recentemente passou quase a ser o “must” do Natal.
Leia também:
Outras culturas outros hábitos….
Interessante!