fbpx

As 4 estações do ano na Suiça

Maria Teresa Rebelo Pereira

Há quem diga que tem pouco para fazer, mas as 4 estações do ano na Suíça dão-lhe um dinamismo que permite, a quem lá vive, variar muito na rotina do lazer durante todo o ano.

A Suíça é um país onde as estações do ano são bem definidas e as atividades de fim de semana variam consoante a estação do ano. Como eu vivi na região do Vaud, perto do lago Leman, o que deixo aqui relatado foi a minha rotina de lazer, os fins de semana em “casa”. 

O Outono na Suíça

O Outono na Suíça caracteriza-se por as árvores terem as folhas de cores diferentes que vão do amarelo, cor de laranja, vermelho, ao castanho tornando-se uma paisagem muito típica da estação. 

A temperatura anda à volta dos 10/12 graus centígrados, mas pode também baixar até aos 5 graus centigrados. Para sair à rua necessitamos de um casaco que habitualmente usamos no inverno em Lisboa.

Se não estiver um dia chuvoso podem fazer-se  passeios na floresta ou mesmo nas montanhas onde ainda não tenha caído neve.  No final do dia podemos ir saborear  a famosa Brisoleé, ou um bom vinho quente. Há em toda a Suíça o festival da castanha.

Em algumas florestas podemos apanhar castanhas. São normalmente florestas públicas, delimitadas e pertencentes a uma Comuna, onde à entrada existe uma caixa para depositar dinheiro e uma balança onde está escrito o valor/Kg das castanhas. No final de apanharmos as castanhas pesamos o cesto e pomos o valor respectivo na caixa. 

Há ainda as piscinas termais que são sempre uma excelente opção para dias de outono e inverno. 

Não percam os  eventos característicos da época:

  • as festas das vindimas no lavaux (cada comuna tem a sua festa) 
  • Festival de comida de caça 
  • Feiras das trufas 

Nesta altura começa também a patinagem no gelo, actividade que fica activa até princípios de Março. O ringue de patinagem que nós mais gostávamos era a “Patinoire de Montchoisi”, onde há um restaurante português com o melhor bife tártaro que comi até hoje.

No final de Novembro começam as feiras de Natal que se estendem até finais de Dezembro. 

O Inverno na Suíça

O Inverno na Suíça resume-se a neve e frio. Mas isto não quer dizer que não haja lindos dias de sol. Aliás, muitas vezes está tudo nublado nas vilas/cidades ao nível do lago e quando subimos para as montanhas o dia está descoberto e o sol a brilhar.

Como as casas e todos os locais interiores são bem aquecidos, apenas nos temos que preocupar em nos protegermos do frio no exterior. Para o qual necessitamos de um bom e quente casaco e umas botas quentes e impermeáveis, de preferência de sola de borracha que não escorreguem em piso molhado/gelado.  

Quem gosta de esquiar tem os fins de semana de Janeiro a meio de Abril cheios de adrenalina. Quem não aprecia pode também fazer passeios com raquetes pelas montanhas. Há caminhos específicos para esta atividade.

O trenó é também uma opção super lúdica para toda a família

Todas as estâncias de ski são diferentes, em todas experienciamos  vivências diferentes. Basta uma mudança das condições da neve, das pistas, das paisagens, para que o dia tenha outro sabor e seja completamente diferente.

A minha seleção de estações de ski no vaud e Vallis e Fribourg

Estancias de ski para familias com filhos pequenos até 10 anos

  • Les Mosses – com creche na base das pistas
  • Les Paccots
  • Leukerbad

Estâncias para famílias com filhos mais de 10 anos

  • Villar/Gryon
  • Les Diablerrets
  • Nendaz
  • Crans montana
  • Anzére
  • Lesin
  • Saas-fee
  • Morgins (Port du solei)
  • Ovronnaz (tem o hotel termal, quem nao faz ski pode passar aqui o dia e quem faz sabe super bem depois do dia de ski estar 1 hora nas piscinas termais)
  • Leukerbad

Teenagers  e adultos 

  • Gymentz
  • Verbier
  • Champery 
  • Les crosets

NOTA: Todas as estâncias tem pistas de principiantes, onde os filhos podem ficar para aulas individuais ou colectivas enquanto os pais desfrutam de toda a estância, ou também aprendem a skiar.

Se o inverno for muito rigoroso espreitem se o lago do vallée de Joux congelou e se é possível ir patinar no lago. Foi uma experiência em família inesquecível!

As estações do ano mais frias na Suíça podem-nos deixar mais tristes e melancólicos, pois os dias são mais curtos e há dias cinzentos em que temos a pressão das nuvens em cima da cabeça. Mas não se deixem ficar em casa, façam exercício físico indoor, saiam na mesma que ajuda muito a estabilizar o humor.  

Primavera 

A Primavera é também uma estação muito marcante na Suíça com flores a nascer em todas as esquinas e todas as ruas, com as rotundas bem floridas e os canteiros muito bem arranjados.

Nesta altura há todos os anos o Festival das Tulipas em Morges.

Quando o Inverno é mais rigorosos temos de esperar até Maio para retomar as caminhadas na montanha, pois pode haver ainda caminho com neve ou lama.

Na primavera os parques infantis voltam a ficar cheios de crianças, voltamos a fazer os passeios de bicicleta, os famosos piqueniques e ainda umas saídas de paddle. Mas atenção que o lago ainda pode estar muito frio.

Na primavera os dias começam a ficar mais longos sendo por isso também  uma óptima altura para se visitar cidades/vilas  famosas da Suiça, pois dá para aproveitar melhor o dia.

Algumas cidades perto de Lausanne possíveis de ida e volta

  • Berne
  • Fribourg 
  • Gruyeres
  • Murten (festival das luzes)

Nesta altura é a época dos Ail des ours que é uma planta para uso culinário que se encontra nas florestas e se utiliza muito em saladas.

Descobri o que era porque num dos nossos passeios pela  floresta começou a cheirar a “alho” eu refilava pelo caminho como era possível esse cheiro…só estávamos nós 5 no passeio … Comecei a perceber-me que vinha de umas folhas que estavam no chão… e fez-se me luz! Porque nunca tinha percebido porque nesta altura todos os restaurantes têm à porta escrito “ les ais des Urse sont arrivés” 

Na Suíça existe o conceito das auto colheitas e na Primavera podemos ir colher morangos e cerejas (parecido com as castanhas)

Verão na Suíça

O verão na Suíça oscila entre dias de muito calor, mas também chuva. Os dias de muito calor são maravilhosos para passar o dia no lago com amigos, fazer churrasco e beber umas cervejas ou um vinho branco fresquinho. Os dias quentes são idílicos e é dia até as 10 da noite. 

Eu como adoro dias quentes e longos, aproveitava os 10 primeiros dias do mês de julho quando as crianças já estavam de férias para mergulhos no lago, churrascos e jantar nas esplanadas. Só depois ia com as crianças para Portugal continuar as férias

Quem está na Suíça espero que aproveitem o melhor que esta tem para nos oferecer e quem quer ir visitar fica aqui com um resumo do que poderá esperar nas diversas estações do ano.

Lê também

Um comentário em “As 4 estações do ano na Suiça

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: