Há quem diga que tem pouco para fazer, mas as 4 estações do ano na Suíça dão-lhe um dinamismo que permite, a quem lá vive, variar muito na rotina do lazer durante todo o ano.
A Suíça é um país onde as estações do ano são bem definidas e as atividades de fim de semana variam consoante a estação do ano. Como eu vivi na região do Vaud, perto do lago Leman, o que deixo aqui relatado foi a minha rotina de lazer, os fins de semana em “casa”.
Estações do ano na Suiça: o Outono
O Outono na Suíça caracteriza-se por as árvores terem as folhas de cores diferentes que vão do amarelo, cor de laranja, vermelho, ao castanho tornando-se uma paisagem muito típica da estação.
A temperatura anda à volta dos 10/12 graus centígrados, mas pode também baixar até aos 5 graus centigrados. Para sair à rua necessitamos de um casaco que habitualmente usamos no inverno em Lisboa.
Se não estiver um dia chuvoso podem fazer-se passeios na floresta ou mesmo nas montanhas onde ainda não tenha caído neve. No final do dia podemos ir saborear a famosa Brisoleé, ou um bom vinho quente. Há em toda a Suíça o festival da castanha, ótimo para ocupar os tempos livres.
E, o melhor de tudo: em algumas florestas podemos apanhar castanhas para mais tarde nos deliciarmos com ela. Por norma, são florestas públicas, delimitadas e pertencentes a uma Comuna, onde à entrada existe uma caixa para depositar dinheiro e uma balança onde está escrito o valor/Kg das castanhas. No final de apanharmos as castanhas pesamos o cesto e pomos o valor respetivo na caixa. Uma das maravilhas das estações do ano na Suiça… A fruta da época!
E, para aqueles que gostam de relaxar e aproveitar dias de descanso maravilhosos, existem, ainda, as piscinas termais, uma excelente opção para dias de outono e inverno.
Eventos característicos da época a por na wishlist:
- As festas das vindimas no lavaux (cada comuna tem a sua festa)
- Festival de comida de caça
- Feiras das trufas
Nesta altura começa também a patinagem no gelo, atividade que fica ativa até princípios de Março. O ringue de patinagem que nós mais gostávamos era a “Patinoire de Montchoisi”, onde há um restaurante português com o melhor bife tártaro que comi até hoje. Confort food!
Os típicos mercados de Natal
Para aqueles que adoram o Natal e tudo o que esta época proporciona, a boa notícia é que na Suiça existem bastantes mercados de Natal, repletos da magia que lhes é característica… Começam no final de Novembro e estendem-se até finais de Dezembro.
Estações do ano na Suiça: Inverno
O Inverno na Suíça resume-se a neve e frio. Mas isto não quer dizer que não haja lindos dias de sol e que não dê para aproveitar esta estação. Por vezes, quando está tudo nublado nas vilas/cidades ao nível do lago, basta subir para as montanhas para aproveitar um maravilhoso dia descoberto e com o sol a brilhar.
Como as casas e todos os locais interiores são bem aquecidos, apenas nos temos que preocupar em nos protegermos do frio no exterior. E, para isso, é imprescindível termos um bom casaco e umas boas botas, quentes e impermeáveis, de preferência de sola de borracha que não escorreguem em piso molhado/gelado.
Um clima perfeita para quem gosta de esquiar e de testar a adrenalina, pois poderão aproveitar os fins de semana de Janeiro a meio de Abril. Quem não aprecia tanto pode fazer passeios com raquetes pelas montanhas… Existem caminhos específicos para esta atividade e as paisagens são magníficas. Se procuram uma atividade mais especial e bem característica do inverno, o trenó é, também, uma opção super lúdica para toda a família.
Todas as estâncias de ski são diferentes e em todas experienciamos vivências diferentes. Basta uma mudança das condições da neve, das pistas, das paisagens, para que o dia tenha outro sabor e seja completamente diferente.
Deixo-vos a minha seleção de estações de ski no vaud e Vallis e Fribourg para que possam fazer a vossa escolha.
Estâncias de ski para famílias com filhos pequenos até 10 anos
- Les Mosses – com creche na base das pistas
- Les Paccots
- Leukerbad
Estâncias de ski para famílias com filhos com mais de 10 anos
- Villar/Gryon
- Les Diablerrets
- Nendaz
- Crans montana
- Anzére
- Lesin
- Saas-fee
- Morgins (Port du solei)
- Ovronnaz (local onde podem aproveitar, também, o hotel termal, perfeito para quem não faz ski. Assim, poderão passar aqui o dia ou descansar depois da atividade, caso o façam)
- Leukerbad
Estâncias de ski para Teenagers e adultos
- Gymentz
- Verbier
- Champery
- Les crosets
NOTA: Todas as estâncias têm pistas de principiantes, onde os filhos podem ficar para aulas individuais ou coletivas enquanto os pais desfrutam de toda a estância ou também aprendem a esquiar.
Se o inverno for muito rigoroso espreitem se o lago do vallée de Joux congelou e se é possível ir patinar no lago. Foi uma experiência em família inesquecível que recomendo muito!
As estações do ano mais frias na Suíça podem-nos deixar mais tristes e melancólicos, pois os dias são mais curtos e há dias cinzentos em que temos a pressão das nuvens em cima da cabeça. Mas não se deixem ficar em casa, façam exercício físico indoor, saiam na mesma, tentem aproveitar atividades no interior… Tudo isto ajuda que ajuda muito a estabilizar o humor, acreditem.
As estações do ano na Suiça: Primavera
A Primavera é também uma estação muito marcante na Suíça… Flores a nascer em todas as esquinas e ruas, com as rotundas bem floridas e os canteiros muito bem arranjados. E, nesta altura, sugiro que descubram o Festival das Tulipas em Morges.
Quando o Inverno é mais rigoroso temos de esperar até Maio para retomar as caminhadas na montanha, pois pode haver ainda caminho com neve ou lama.
Na primavera, os parques infantis voltam a ficar cheios de crianças, voltamos a fazer os passeios de bicicleta, os famosos piqueniques e ainda umas saídas de paddle. Mas, atenção, que o lago ainda pode estar muito frio.
Os dias começam a ficar mais longos e, por isso, nada melhor que aproveitar o tempo livre para visitarem cidades/vilas famosas da Suiça, pois dá para aproveitarem melhor o dia.
Algumas cidades perto de Lausanne possíveis de ida e volta:
- Berne
- Fribourg
- Gruyeres
- Murten (Festival das Luzes)
Ah! Atenção fãs de gastronomia: nesta altura poderão aproveitar a época dos Ail des ours, uma planta para uso culinário que se encontra nas florestas e se utiliza muito em saladas.
Descobri o que era porque num dos nossos passeios pela floresta começou a cheirar a “alho” e eu, desconfiada, refilava pelo caminho como era possível sentirmos esse cheiro. Foi aí que comecei a perceber que o cheiro vinha de umas folhas que estavam no chão… e, fez-se luz! Nunca tinha percebido porque é que, nesta altura, todos os restaurantes têm à porta escrito “ les ais des Urse sont arrivés” e, depois disso, entendi que existia uma época propícia à colheita. Mais um segredo das maravilhosas estações do ano na Suiça!
Por cá, existe o conceito das auto-colheitas e na Primavera podemos ir colher morangos e cerejas (da mesma forma que fazemos com as castanhas).
Uma atividade perfeita para aproveitar em família, com um bónus: trazer sabores maravilhosos para casa!
As estações do ano na Suiça: Verão
O verão na Suíça oscila entre dias de muito calor, mas também de chuva. Os dias de muito calor são maravilhosos para passar o dia no lago com amigos, fazer churrascos e beber umas cervejas ou um vinho branco fresquinho. Os dias quentes são idílicos e é dia até às 10 da noite.
Eu, pessoalmente, como adoro dias quentes e longos, aproveitava os 10 primeiros dias do mês de julho quando as crianças já estavam de férias para mergulhos no lago, churrascos e jantar nas esplanadas. Só depois ia com as crianças para Portugal continuar as férias e aproveitar o bom tempo do verão em terras lusas.
4 estações completas e maravilhosas
A Suiça é, realmente, um país rico em paisagens maravilhosas e experiências marcantes. Acredito que é o sítio perfeito para desfrutar de cada estação e descobrir atividades diferentes, características de cada época. Espero que possam aproveitar o melhor das estações do ano na Suiça e tudo o que este maravilhoso país tem para nos oferecer. Não se irão arrepender!
Lê também:
a qualidade a que nos habituou nos testemunhos que vai publicando \
Parabéns 1