O controverso Columbus Day ou Dia do Colombo é celebrado nos Estados Unidos na segunda Segunda – feira no mês de Outubro.
A mando dos reis católicos de Espanha, a chegada de Colombo e da sua tripulação ao Continente Americano, no dia 12 de Outubro 1492, deu início, de uma forma relativa, à colonização mais recente deste Continente.
Quando o meu filho mais velho frequentava os anos da Elementary School (Escola Primária) fazia sempre atividades relacionadas com este feriado. Memorizar e proclamar um poema descritivo das façanhas da viagem; fazer artes manuais com os três barcos que levaram a tripulação para o continente Americano, e mais. Já os irmãos não tiveram a mesma experiência.
As vozes a favor da eliminação deste feriado falam cada vez mais alto reclamando que o Dia das Pessoas Indígenas (Indigenous Peoples Day) seja celebrado em seu lugar. Esta dicotomia de celebração depende de estado para estado e até mesmo ao nível da cidade estado – unidense.
O que é que se celebra no Columbus Day ou Dia do Colombo?
Ambiguamente, este feriado é conhecido como a celebração dos feitos de um explorador e dos efeitos consequentes da colonização, por conseguinte a controvérsia gerada. No entanto, a origem deste feriado é bem diferente.
A comunidade italiana teve um papel de destaque no fluxo de emigração proveniente da Europa para os Estados Unidos. Tanto é que quase 16 milhões de habitantes, hoje em dia, reconhecem descendência italiana.
Esta população sofreu discriminação, preconceito, exploração, abuso, hostilidade e até morte principalmente no sul dos Estados Unidos, onde vinham trabalhar.
Italianos, bem como outros imigrantes europeus, eram vistos à sombra de teorias eugênicas como seres de proveniência genética inferior.
Em 1892, o Presidente Harrison proclamou o feriado Columbus Day como forma de apaziguar relações político-sociais um ano após o assassínio de 11 italianos em Nova Orleans, no estado de Luisiana.
Colombo foi escolhido como o principal beneficiário de um feriado nacional em lugar da comunidade italiana.
Vários estados como Nova Iorque, Connecticut, Rhode Island, e a cidade de São Francisco, no Estado da Califórnia, comunidades de descendentes italianos e não só, celebram o Dia do Colombo ou o Dia da Herança Italiana (Italian Heritage Day) em público com desfiles alegóricos, festas de rua, comida italiana, concursos, …
Este dia também é reconhecido e celebrado como Dia das Pessoas Indígenas (Indigenous Peoples Day).
Ter consciência do que é celebrado e a razão pela qual é celebrado, ajuda a formar uma opinião do que na realidade celebrar neste feriado.
Bom feriado!
Lê também:
Comentar