O que vos inspira?

Catarina Andrade

O que é que vos inspira a vocês?

Para mim inspira-me o conhecimento, viajar, falar com pessoas, ver espetáculos, ler livros.

Adoro comunicar, ensinar, aprender, conhecer pessoas que me façam pensar e que me façam falar delas, que me façam refletir sobre as minhas atitudes e comportamentos. 

Às vezes basta observar e fico inspirada.

Aqui há uns anos conheci um rapaz que me inspirou e me fez pensar que tudo é possível, foi um exemplo durante alguns meses. Conheci-o numa viagem a Londres, onde fui fazer um curso de inglês, eu e o inglês nunca fomos muito próximos (agora trabalho em inglês, as partidas que a vida nos prega). Ele era um dos formadores da escola, muito simpático e atencioso. Saía connosco depois do curso e era um bom falante. Um dos dias em que saiu connosco começa a dizer-me em português que fala um bocadinho português. Um inglês a falar português é um fenómeno não muito frequente e o tipo de vocabulário que utilizava não era de quem apenas falava um bocadinho.

Curiosa perguntei-lhe como sabia português e onde tinha aprendido. Sempre fiquei intrigada com as motivações das pessoas para aprenderem línguas, mas se refletir bem o português é uma língua linda portanto não era assim tão estranho que ele gostasse de a aprender.

A resposta dele foi a parte que mais me surpreendeu, tinha ouvido português, tinha gostado e desde esse dia todos os dias, sem exceção, dedicava uma parte do seu dia à aprendizagem do português. Tinha adquirido livros de português e não permitia que nada lhe tirasse o foco. Era um exemplo de resiliência.

Podia dar mais exemplos inspiradores até porque felizmente tenho encontrado muitos no meu caminho, pessoas que pelo que fazem e pelo que dizem me fazem ser melhor pessoa, melhor mãe e melhor profissional. Tenho amigos que têm o dom de em pequenos momentos me iluminarem de milhentas ideias, obrigada a vocês.

Como disse anteriormente, não são só as pessoas que me inspiram e as experiências que temos fazem-nos realmente ser melhores e mais especiais. Já vos contei da minha experiência de Erasmus mas podia contar-vos muito mais situações. 

Claro que quando acordamos de manhã nunca sabemos o que nos vai acontecer mas o sair ajuda a proporcionar experiências, sejam elas previamente determinadas sejam completamente inesperadas.

Como adoro aprender e experienciar novas coisas, passo o tempo a escolher cursos para aprender mais, o conhecimento agrada-me e desafia-me muito. O último grande curso que fiz foi um mestrado em educação digital. Tal como o inglês, tinha os conhecimentos básicos digitais e acabei por aprender muitas coisas novas durante o mestrado. Já escrevi alguns artigos sobre isso, não me vou perder no assunto, se tiverem interesse procurem os meus artigos precedentes: https://educa21ca.blogspot.com/ . Durante o curso soube da existência da plataforma Udemy.

Já ouviram falar?

No dia em que conheci a plataforma comprei alguns cursos para me ajudarem com algumas situações em que achava que deveria melhorar o meu conhecimento, concretamente animações on-line. Devo dizer que os resultados foram excelentes e não fiz sequer os cursos todos. Assim que comecei a assistir houve algumas questões-chave que me estavam a bloquear que foram rapidamente clarificadas e consegui perceber a dinâmica e começar a fazer animações facilmente. Claro que com tão boa experiência fiquei fã e fiquei com o «bichinho» de publicar um curso.

O Udemy permite de forma simplificada fazer cursos, como formador, ou assistir a cursos como participante. Claro que tem controlo de qualidade pelo que tanto os formadores como os cursos são verificados antes de serem colocados em linha.Já dou formação há 15 anos e depois de dois anos de pandemia, as plataformas digitais já não são uma novidade, pelo que resolvi aventurar-me com um conteúdo que tão bem domino, aprendizagens no pré-escolar para educadores e pais.

Convido-vos a saberem mais sobre o curso e quem sabe a realizá-lo: https://www.udemy.com/course/cores-e-movimento/learn/lecture/31698444#notes .

Não se esqueçam de deixar um feedback 😊 e se se aventurarem na criação de um curso, divulguem-no, terei todo o gosto em participar.

Lê também:

Um comentário em “O que vos inspira?

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑