Erasmus em Roma

Catarina Andrade

Fiz Erasmus em Roma e aprendi mais do que estudei!

No ano lectivo 2003/04 fiz Erasmus em Roma, Itália. Até parece que foi noutra vida, já passaram praticamente 18 anos. Na altura ainda eram poucas as pessoas que faziam Erasmus, pelo menos na minha faculdade. Fui das primeiras, fiquei na primeira opção porque não havia praticamente quem se aventurasse a sair do país.

O momento de escolher o destino


A escolha não foi difícil, sempre achei o italiano uma língua encantadora e achei que Roma deveria ser uma cidade belíssima. E não me arrependi nem por um segundo da minha escolha.
Fiz apenas um semestre mas foi maravilhoso e recordo inúmeras coisas e pessoas que fizeram parte da minha história e da estória da minha vida, com quem aprendi imenso. Especialmente para quem nunca saiu da alçada dos pais é uma experiência fascinante. Embora sempre tivesse tido muita liberdade, foi completamente diferente e fez-me crescer imenso.

Os ganhos foram muito para além dos académicos


Sempre fui boa aluna mas fui para fazer 4 cadeiras e só fiz três. A presença nas aulas era a necessária mas ao mesmo tempo aprendi italiano, convivi com pessoas de inúmeras nacionalidades e as competências adquiridas foram imensas. A comunicação e a resolução de problemas foram provavelmente as competências que mais se realçaram mas a esta distância reforço que fui para estudar mas os grandes ganhos de Erasmus foram muito para além dos académicos. Provavelmente porque a idade era outra mas vim de Roma muito mais “rica” do que fui.

Período mais intenso da minha vida

Conheci 24 cidades italianas que me fizeram apaixonar ainda mais pelo país.
Viajei , frequentei inúmeras festas, tínhamos semanalmente a noite do cinema, fui ver o derby Roma-Lázio ao estádio, almoçávamos todos os ibéricos juntos na cantina, ocupávamos as salas de informática da faculdade para falarmos uns com os outros pelos chats, íamos aos cyber cafés e partilhávamos momentos e sonhos. Éramos cúmplices e genuinamente companheiros, se alguém precisasse de ajuda lá estaria alguém para ajudar. Foi uma experiência fabulosa e embora já se tenham passado 18 anos foi provavelmente o período mais intenso da minha vida em que muitas das memórias continuam muito frescas.

Amizades que ficarão para sempre


Ainda hoje se fazem Kms para se ver algumas das pessoas que tive o prazer e a sorte de conhecer em Roma.
Claro que Lisboa é a minha terra e o Luxemburgo onde vivo mas Roma faz-me sorrir e recordar bons momentos: Trastevere, Fontana de Trevi, Piazza di Spagna, Campo di Fiori, botellón, amendoins, porchetta, gelados, 5 da manhã a arranjar bilhetes para o derby, cyber cafés, ser atropelado por uma mosca, festas no barco às terças-feiras, sciopero, Inef, Foro romano, Piazza del Popolo, 32, Pirâmide. Sempre que posso volto. Aliás tenho uma viagem adiada pela pandemia, porque Roma é e será sempre “una Bella cittá”.

Quem por aí recorda Erasmus ou outra experiência internacional?

Lê também

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑