Por aqui existem diferentes tipos de casa e diferentes processos na procura de uma casa no Quénia.
Os materiais mais comuns são a chapa de zinco, a terra e o bloco de cimento.
Quanto às duas primeiras deixo-vos fotos, a título de curiosidade, para terem noção do que podem encontrar na população mais pobre.
Relativamente a nós, expats, vão encontrar casas ou prédios / arranha-céus em todo lado. E, claro, tudo depende do motivo pelo qual aqui querem viver.
Contrato de trabalho com casa incluída
Se foram recrutados por uma empresa algumas delas oferecem:
- casa
- carro
- telecomunicação
A maior parte das vezes as casas no Quénia, para quem vem com contrato de trabalho são apartamentos, num condomínio fechado, com a possibilidade de terem empregados e piscina.
Neste caso não têm que se chatear com nada e é só aproveitar.
Procurar casa no Quénia nas redes sociais
Se vierem em trabalho, mas o processo de procura de casa ficar a vosso encargo então a melhor opção é integrar um grupo no Facebook que se chama:
Dica: Publiquem os requisitos que desejam encontrar numa casa, qual o valor que estão dispostos a gastar e a localização pretendida. Alguém irá responder com toda a certeza.
Existem agências imobiliárias mas a maioria só vende casas. Recentemente, com esta pandemia, é que se criaram agências no Instagram onde publicam vídeos de casas para alugar, por exemplo: Smart Choice Property Market
Procurar casa no Quénia por conta própria
Caso estejam infelizes com a vossa escolha e querem mudar de sítio, e conhecem bem algum queniano, também existe a opção de lhe pedirem ajuda na procura de casa.
A única contrapartida é que terão que pagar cerca de 1,000 KES (100 KES = 0,78€) para ver a casa (é uma nova forma de ganhar dinheiro e a maior parte das vezes vão ficar desiludidos).
Caminhar, também é opção, grátis, e quem sabe podem encontrar a casa dos vossos sonhos.
Contrapartidas
Atenção aos preços das casas/apartamentos podem ser exorbitantes! Negociar é fundamental (se a vossa intuição vos diz que estão a tentar roubar-vos, ouçam-na!). Eles não têm muita noção dos preços e existem esquemas de todas as maneiras para obterem dinheiro. Façam sempre uma pesquisa profunda, podem encontrar a mesma casa/apartamento com preços distintos.
Por norma, será sempre pedido um depósito de 2 meses, e nunca se esqueçam de pedir um contrato.
Uma coisa chata por cá é o barulho e a falta de espaços verdes. Se viverem num prédio não se admirem com a correria das crianças, os gritos, as típicas brincadeiras. O melhor mesmo é encontrar um terreno com uma casa só.
Boa sorte!
Lê também: