fbpx

Como arranjar trabalho na Noruega

Sara Nolasco

Há uma questão incontornável para quem pretende trabalhar na Noruega: como e o que fazer para arranjar um trabalho na Noruega, por terras Vikings ?

Desde que estou nesta latitude tendo vindo a observar uma crescente dificuldade nesta área… todavia, não deverá ser este o motivo para vos desmotivar caso pretendam investir numa nova experiência profissional.

As minhas dicas

Aconselho vivamente a frequentarem «feiras de trabalho» em Portugal que as Universidades e Politécnicos habitualmente organizam. A título de exemplo informo que o Instituto Superior Técnico de Lisboa realiza, anualmente, uma destas feiras onde é possível encontrar várias «exposições de emprego» de diversos países, as quais normalmente apresentam ofertas de emprego bastante atrativas, não sendo incomum serdes logo convidados a trabalhar na Noruega, após uma entrevista detalhada.

É importante, assim, que quando fordes a uma «exposições de emprego» tenhais em conta os seguintes aspetos: 

– Tempo para falar com as pessoas de cada stand;

– Apresentardes um “outfit” apelativo; 

– Levardes, em suporte de papel, alguns CV’s sinóticos e bem elaborados;

– Deveis informar-vos sobre algumas curiosidades do país a que vos candidatardes, para que percebam que tendes interesse nesse mesmo país.

– Que tenhais preparado o vosso discurso, no caso de vos proporem uma entrevista imediata. 

Estes aspetos podem levar ao sucesso de uma mudança profissional, que tanto desejais ou planeais.

Outras maneiras de conseguir trabalho na Noruega

Outra forma de obter emprego na Noruega será estardes atentos ao site EURES – Portal de Mobilidade Profissional. Aqui podeis encontrar várias ofertas profissionais, assim como importantes informações sobre a vida profissional no estrangeiro.

Ainda podeis concorrer através de uma plataforma norueguesa, a qual se designa por Finn.no

Finn.no é um motor de busca muito «poderoso» para o povo norueguês, pois é nele que a maior parte dos empregadores publicam as vagas disponíveis, as quais normalmente encontram-se escritas em língua norueguesa. Muitas destas vagas são para profissionais fluentes na língua vernácula mas, também, existem vagas para fluentes em língua inglesa.

Assim sendo, aconselho a não perderdes o interesse assim que abrirdes a vaga. Para o efeito, usai a opção de tradutor do Google onde deveis ler a oferta de trabalho, a qual talvez vos possa apresentar boas surpresas. 

Atenção, não estranhais se também virdes outras “tab’s” no Finn.no, por exemplo de férias, compras, vendas, ofertas… Esta plataforma é muitifacetada e muito utilizada para tudo na Noruega, razão pela qual é tão «poderosa» e importante.

Durante este procedimento de procura de trabalho na Noruega aconselho que, em concomitância, façais o vosso processo de reconhecimento das Habilitações Académicas (Licenciatura, , Mestrado ou Doutoramento), e/ou Profissionais em Nokut.no

Por último, aconselho ainda que comeceis já a aprender alguns termos em língua norueguesa, pois esta será uma mais valia no vosso processo de mudança profissional. 

Boa sorte!

Lê também:

Um comentário em “Como arranjar trabalho na Noruega

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: