Vida Social na Noruega

Tânia Valente

Quanto à vida social, vamo-nos adaptando e conseguindo usufruir em pleno da cultura e dos hábitos noruegueses.

No começo da nossa estadia cá as esplanadas fazem falta. O beber um copo durante a semana ou sair com amigos para um café é algo que não existe. Primeiro porque este povo segue tudo o que é regra religiosamente, ou seja, durante a semana de trabalho ninguém bebe, nem em casa!

Quando saem, às sextas e sábados parece que existe como que uma espécie de “happy hour” é num espaço temporal de 1 ou 2 horas parece que têm que beber tudo o que conseguem e acabam embriagados bem cedo. Às vezes, são 19:00 e já há pessoas bastante bem tratadas!

Embora pareça de algum modo violento, quando somos abordados por alguém com um copo a mais, coisa que acontece com franca regularidade, os noruegueses são educados e simpáticos e, muito dificilmente se tornam inconvenientes.

Amigos em casa

Quando se juntam amigos em casa, faz-se a festa! E, que bem que sabe também.

Nunca se vai a casa de ninguém de mãos a abanar, mas numa casa norueguesa a mesa está muito longe de se parecer com a nossa! Pois é, se o objetivo é experienciar uma loucura gastronómica a Noruega não é, de todo, o país para isso. O conceito de encomendar o belo do bolinho de bacalhau, o rissol ou o frango de churrasco para servir numa festa de aniversário é pura utopia, a não ser que se passem 2 dias na cozinha a preparar estes pitéus, claro. Isso custa e, custa também muito dinheiro pois para cozinhar o mesmo que cozinharia em Portugal (até determinado ponto, claro) custa caro.

Mas, aproveito para dizer que não é isso que nos impede de ir fazendo umas festarolas que por sinal, são populares entre os nossos amigos. Outra coisa que os noruegueses gostam bastante são as festas temáticas, em que desde a fatiota à decoração e comida (nem sempre) fazem jus ao tema escolhido. Por exemplo, a festa dos 40 anos de uma amiga norueguesa, teve como tema as Caraíbas e fomos recebidos com bebidas tropicais com rum e um colar de flores! Gosto deste conceito, até por vezes torna as coisas mais fáceis.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑