fbpx

Saúde e Educação na Noruega

O sistema de saúde

O sistema de saúde publico norueguês funciona muito bem. Quase que não existe privado. A cada residente é atribuído um médico de família. Para uma consulta em especialidade médica tem de ser o médico de família a indicar essa necessidade.  

As taxas moderadoras de uma consulta médica anda à volta dos 25/30 euros por consulta. No entanto, se as despesas de saúde passarem um certo valor (a volta dos 1500 euros) anuais, as consultas passam a ser grátis. As crianças e jovens até aos 18 anos não pagam o médico nem o dentista. Até aos dois anos, as crianças são acompanhadas no centro de saúde infantil, onde tem consultas de rotina por pediatras e enfermeiras. A partir dessa idade, passam a ser acompanhadas pelo medico de família dos pais. Só continuam a ser acompanhadas por um pediatra, se tiverem algum problema de saúde.

Sistema de Educação

Na noruega existem creches públicas e privadas. Mas o valor é quase o mesmo. Para os miúdos até 3 anos ainda existe a possibilidade das creches familiares. Uma família que acolhe durante o dia até 4 crianças.

As creches são pagas, e rondam os 300 euros por mês. No entanto se um casal tem um rendimento anual baixo, tem direito a ajuda do estado.

Arranjar uma vaga pode ser complicado. As inscrições são por regra feitas em Março. E geralmente só garantem a entrada para quem se inscreve nessa altura. Fora dessa altura é possível a inscrição mas só se consegue lugar, para a criança se abrir uma vaga.

Raras são as creches que aceitam bebés com menos de um ano.

As creches são divididas em 2 classes, dos 0 aos 3 e dos 3 aos 6 anos.

Os miúdos passam muito tempo na rua. E os pequeninos dormem as sestas na rua ou em edifícios não aquecidos e ventilados.

O ensino na Noruega é de 13 anos. As crianças entram primeiro na “Barneskole” que vai da 1º ao 7º ano. Na Barneskole, não existem testes nem notas.

Quando as crianças fazem 13 anos vão para a “ungdomskole” e tem aí o 8º, 9º e 10º ano. Na Ungdomskole já são dadas notas, e que contam para o resto da escola e entrada na universidade/escola superior. A Barneskole e a Ungdomskole são sempre as escolas da zona de residência.

No 11º ano, os jovens vão para a Videragoandeskole, e aí já escolhem a escola para que vão. Cada escola é mais virada para áreas profissionais, umas para artes, outras para ciências, outras são generalistas, e para entrar as notas já contam. A Viderangoande é de 3 anos, e aqui os jovens terminam o ensino secundário.

Um comentário em “Saúde e Educação na Noruega

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: