Quem não adora a Primavera? Eu cá sim, porque é sinal que o tempo começa a dar tréguas, chove menos (alguns dias) e fica menos frio por aqui e muito mas muito mais Sol!
Decidi então que o tema deste mês, seria algo que me faz sorrir e recordar bons momentos em família e com amigos por aqui: Passeios British Columbia, Canadá! 🇨🇦
Nos tempos que ainda correm infelizmente viajar não é aconselhado, mas aqui descrevo 5 Locais Favoritos que visitei em BC, podem viajar pela minha escrita e fotos e basta clicarem nos links e podem “viajar” muito mais! Espero que gostem!
1) OSOYOOS
Osoyoos é uma cidade num vale chamado de Okanagan Valley, a cerca de 4h30 de carro da cidade que vivemos (235km), visitamos em 2018. É rodeada por deserto e montanhas com paisagens secas que me fizeram lembrar os filmes de cowboys que via em criança. Por ser uma zona seca e quente, esta cidade tem muitas vinhas com vinhos muito bons segundo os entendidos na matéria. O seu lago, Osoyoos Lake é conhecido pela água ser morna, pelas lindas praias e pelos desportos de água. Achei a cidade super calma e serena e como a visitamos em Julho sente-se que é uma zona muito turística. Os miúdos adoraram nadar e brincar no lago e também adoraram o parque de diversões Rattlesnake Canyon. É uma zona que queremos visitar mais vezes, sem dúvida, só pela tranquilidade e a sensação de sermos transportados para um deserto e parecer que estamos noutro país.
Links:
http://www.destinationosoyoos.ca
http://www.rattlesnakecanyon.ca
2) WHITE ROCK
A cerca de 45 min de minha casa fica esta cidade com…Mar!! Praia!! E cheirinho a maresia mas não tão forte como em Portugal, mas melhor que nada. Por isso é um dos nossos sítios favoritos para uma caminhada/passeio pelo Pier ( ponte de madeira pelo mar dentro) ou pela marginal. Ótima para um dia de praia ou só mesmo pela “vibe” que transmite cheia de restaurantes, bares, lojas tipo boutiques e pessoas a aproveitarem o sol. O nome desta cidade deriva do facto de haver uma pedra enorme branca na praia já há muitos anos, mas podem aprender mais sobre a sua história se clicar em White Rock. Cerca de 8 Km de praia de areia cinzenta, com a maré mesmo cheia, a água não nos passa da cintura, por isso não é o melhor sítio para se nadar mas dá para refrescar quando faz muito calor. Os miúdos gostam de brincar nas poças quando a maré está seca e de andarem à caça de caranguejos e búzios, etc. Saliento também que fica a 10 minutos da fronteira para os Estados Unidos, mas que neste momento não se pode visitar.
Link:
http://www.explorewhiterock.com
A 1h30 de onde vivemos fica esta cidade conhecida pelas suas águas termais e terapêuticas, pelo seu Lago que é o maior da província 60kmx9km e pela lenda do Sasquatch, tipo meio homem meio macaco, parecido com a lenda do Homem das Neves. Esta zona é um ponto super turístico e procurado todo o ano. Já tivemos a oportunidade de ficar 2 vezes no Resort local que explora as águas termais e além da temperatura ser super agradável mesmo a meio do inverno, a pele fica macia e como se tivesse sido hidratada pelas propriedades boas daquelas águas. Passear pela marginal ou almoçar num dos restaurantes com esplanada com uma paisagem deslumbrante sobre o lago é daqueles momentos que ficam na memória e que ansiamos repetir assim que der. Além do que referi há a possibilidade de se fazer um bom dia de praia, passeios de barco ou umas horas no waterpark – insufláveis na água. Este último ainda não experimentamos, temos que esperar que o mais novo seja mais crescido que gostamos de aventuras que todos possam fazer, embora eu já tenha sugerido irem os rapazes com o pai e a mãe ficava na piscina a relaxar mas não calhou, ahah…também não sei se tenho coragem para pular e subir aquele insuflável…um dia quem sabe.
Link:
http://www.tourismharrison.com
4) KELOWNA
Kelowna é uma cidade no sul desta província e na zona oriente do Okanagan Lake. Rodeada por parques, florestas de pinheiros, vinhas, pomares de frutas e montanhas. A zona centro da cidade é muito calma comparado com outras cidades. Demoramos cerca de 7h a chegar a este destino pela primeira vez em 2019 embora sejam só 365km (cerca de 5h30), mas com miúdos e com paragens para se comer e W.C. foi mais difícil. Também fomos pelo roteiro mais longo pois assim passamos por outras cidades.
Esta foi uma mini “road trip” muito bonita de se fazer e na altura com a família que ainda tínhamos cá a viver. Uma das actividades que fizemos e sugiro para crianças é a Kangaroo Creek Farm e claro banhos no lago. Tivemos a sorte de ficar num Resort de casas que eles chamam aqui “Cottages” de frente para o lago e a 5min a pé deste e com atividades como mini-golf, piscina, hot tub, parque infantil, campos de tenis, etc. Um destino a visitar de novo no futuro, e da próxima vez aprender um pouco mais de história.
Link:
http://www.kangaroocreekfarm.com
5) WHISTLER
Whistler é uma cidade na zona norte de Vancouver, a cerca de 2h (155km) da minha residência. Esta cidade é muito importante para o turismo e economia local porque é a “casa” de uma das maiores estâncias de esqui no Canada, chamam-lhe de Whistler Blackcomb. Além do esqui e “snowboarding”, a área também possibilita a prática de caminhadas na neve (snowshoeing), escorregar na neve (tobogganing) entre outras. Este foi o local escolhido para as Olimpíadas de Inverno em 2010 (2010 Vancouver Winter Olympics). Adorno o estilo desta “Village”, edifícios e hotéis com estilo “chalet” e na maioria das ruas centrais só se pode andar a pé. Há uma vibração de cidade super “in” sempre cheia de pessoas super jovens, atletas, restaurantes e esplanadas cheias, lojas e boutiques super fofas… Agora com a pandemia imagino que esteja um pouco diferente mas há de voltar ao mesmo, quero acreditar. Não me lembro quando visitamos esta zona pela primeira vez mas éramos só 4, e já fomos outras 2 vezes, já subimos às 2 montanhas nas gôndolas e a paisagem é de cortar a respiração. Foi para esses lados numa das viagens de regresso que nos aventuramos por outros caminhos e vimos um urso, mas teve medo de nós e nem consegui uma foto, também estávamos no carro por isso deixamos o bicho ir a sua vida e não convém sair do carro.
Link:
http://www.Whistlerblackcomb.com
E pronto fico-me por aqui com estes 5 locais! Que vontade de passear e de fazer mini férias locais, ou como eles chamam por cá “staycations”, mas vou ter que esperar pelo bom tempo e as restrições retiradas! Não falei da parte cultural de nenhum desses locais mas ela existe, há museus e centros de interpretação e muita história. Nós é que adorámos “outdoors” e focamo-nos mais na natureza e no que ela nos oferece.
Deixo aqui só mais 2 links locais de turismo caso estejam curiosos para ler e ver mais fotos e vídeos desta província:
Se leu tudo, muito obrigada e até ao próximo artigo e pode ler também: