Quando vim para a Alemanha fui confrontada com a existência de lugares de estacionamento exclusivos para as senhoras (os “Frauenparkplätze”). Não é para mulheres grávidas ou para as que têm crianças, é mesmo para as mulheres em geral! Esta realidade existe, tanto quanto pude apurar, em pouquíssimos países: Áustria, Indonésia, China e obviamente Alemanha que foi a pioneira desta iniciativa.
Estes Frauenparkplätze ou lugares de estacionamento para mulheres, encontram-se às entradas dos parques de estacionamento, o que à partida poderia levar a pensar que existem porque quem os criou acredita que há alguma falta de habilidade feminina para conduzir num parque de estacionamento ou noutro lado qualquer…(blasfémia!).
Mas não, não se trata de um insulto às “mulheres ao volante”, antes uma forma de as proteger de potenciais agressões (violações, assaltos, etc.) e permitir-lhes uma “fuga rápida” para o exterior, caso haja algum incidente.
São portanto um paradoxo. Os lugares existem para te dar uma sensação de segurança no entanto o facto de existirem torna-te imediatamente insegura!
Lê também:
Testemunho interessante. Sempre a tempo de aprender algo de novo
Santa ignorância! Quando se procura alguma coisa para dizer só porque sim em tom de critica disfarçada. Há quantos anos existentes em Portugal lugares para mulheres na maioria dos centros comerciais? Bastava ir ao Google para encontrar algo de 2007! https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/sociedade/carros/estacionamento-so-para-mulheres-concorda
Olá Ana! Não é de todo uma crítica, mas sim referenciar algo positivo. A insegurança das mulheres é uma realidade.
É bom saber que em Portugal já existem estas iniciativas.