Com a chegada do bom tempo, os dias longos e o país a desconfinar, apetece fazer um piquenique ou simplesmente passear pelos parques de Madrid.
Madrid é a cidade ideal!
Acreditem: até tem um jardim tropical dentro da Estação de comboios de Atocha. Pode não ter praia (e por acaso vai ter uma artificial este verão: https://madbeachclub.es/ ), mas uma das coisas que mais gosto desta cidade é a quantidade de parques e árvores que existem.
Fiz uma lista daqueles maiores, emblemáticos e interessantes parques de Madrid, mas cada bairro tem vários, basta procurar uma área verde no mapa.
El Retiro
Sem dúvida o parque mais central e famoso da cidade, de visita indispensável para todos os turistas. Foi criado entre 1630 e 1640, tem 118 hectares, um lago onde se pode passear de barco a remos, um palácio de cristal com exposições temporárias gratuitas, várias fontes, estátuas e monumentos. É também cenário de concertos, a feira do livro de Madrid, atividades infantis e os fogos de artifício de Santo Isidro, o padroeiro de Madrid.
Madrid Rio
Um parque que como o próprio nome indica, acompanha o rio Manzanares por vários quilómetros. Situado na parte sul da cidade, tem muitas áreas verdes, várias pontes icónicas, o antigo estádio do Atlético de Madrid (Vicente Calderón) e um skate park.
Casa de Campo
Ainda não consegui explorar bem este parque, mas é o maior da cidade: 1700 hectares. Tem um lago, uma feira popular, o jardim zoológico de Madrid, um teleférico, parte dos recintos da IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid) e o pavilhão multiusos Madrid Arena.
Parque Forestal de Valdebebas
É o parque que melhor conheço pois vivo muito perto e acabo por visitá-lo pelo menos uma vez por semana. Tem 470 hectares e é o segundo maior parque da cidade. Foi construído em 2015 e portanto moderno e planeado. Inspira-se na imagem de uma grande árvore, que se avista de cima, e reproduz cinco tipos de ecossistemas representativos do interior da Península Ibérica: Sistema Ibérico, Montes de Toledo, Sistema Central, La Alcarria e La Mancha.
Possui mais de 206.000 árvores e 183.000 arbustos, incluindo um ambiente fluvial, um jardim botânico, áreas agrícolas, um labirinto, um pântano natural e a floresta participativa dos cidadãos. O seu desenho é eco-sustentável, pelo que está ligado à rede de águas recuperadas de Madrid e possui três reservatórios de água recuperada que servem o sistema de irrigação e o circuito de água.
Campo del Moro
O Palácio Real está rodeado de parques e este é o maior. Com 20 hectares, que vão do Palácio Real ao Paseo de la Virgen del Puerto, o jardim Campo del Moro foi criado em 1844 graças à Rainha Maria Cristina e destaca-se pela sua inclinação acentuada, que pode ser aproveitada para desfrutar de boas vistas sobre Madrid. O estilo do jardim gira em torno do conceito romântico de natureza e inclui duas belas fontes neoclássicas, a dos Tritões e a do Palácio das Conchas.
Jardins do Tempo de Debod
Os Jardins do Templo de Debod, inaugurados em 1970, foram projetados para abrigar o templo egípcio doado à Espanha, em agradecimento pela sua participação na salvaguarda dos vestígios arqueológicos afetados pela construção da nova barragem de Assuán. Situa-se ao lado do Palácio Real e é famoso pelos seus pores-de-sol. Ao final do dia, enche-se de turistas que aproveitam para beber um “tinto de verano” enquanto desfrutam de uma vista privilegiada para a parte oeste da cidade.
El Capricho
Um parque do século XVIII e o único na capital espanhola do estilo romantismo. Tem um palácio, um lago, várias praças e fontes. É o sítio perfeito para aqueles dias de muito calor, pois possui imensa sombra.
Lê também:
O parque de Atocha é digno de se ver…tanta tartaruga |