A primavera e os passeios na Noruega

Sara Nolasco

Os dias crescem e ficam mais risonhos para passeios na Noruega com a chegada dos primeiros raios de sol

Aos fins de semana, os noruegueses saem dos seus “casulos” e começam novamente a desbravar montanhas. A sexta-feira, quando se fala do que irão fazer no fim de semana, ouvimos dizer “vi går på fjelltur”, isto é, nós vamos para o passeio nas montanhas.

Ao domingo, as superfícies comerciais estão fechadas, incentivando a que as pessoas descansem e aproveitem a natureza que as rodeia. Assim sendo, vemos inúmeras famílias, com ou sem crianças, a saírem para fazerem as suas caminhadas. 

Por norma, estas caminhadas começam logo de manhã e acabam no final da tarde. Para o percurso, costumam ir preparados com uma mochila com os seguintes objetos/ingredientes: 

Um pequeno grelhador descartável de uso único, um pacote de salsichas, pão e uns tubos de “pålegg”. (Os tubos de “pålegg” têm vários sabores, desde queijo e fiambre, kaviar, sabor a pizza, makrel e tomate, taco, entre outros. Quase que podemos escrever um tema só para descrever a quantidade de sabores que eles têm em formato de pasta em tubo para colocar no pão.) 

A primavera e os passeios na Noruega

Os percursos que costumam fazer nas montanhas normalmente levam-los sempre a paisagens de «tirar o fôlego». Por vezes, para os percursos escolhidos, é preciso o fim de semana todo para chegar ao objetivo pretendido, pelo que normalmente as famílias/pessoas acabam por pernoitar durante o percurso. Como acampar em espaço público na Noruega não é ilegal e é gratuito, desde que mantenhamos uma distância de 50m da casa mais próxima, as famílias optam por este método. 

Vêem-se então inúmeras pessoas/famílias a pernoitarem nas montanhas nesta fase do ano. 

Dicas de percursos na zona de Rogaland: 

Dalsnuten – nível intermédio 

Djupadalen – nível baixo 

Månafossen og Mån – nível intermédio 

Trollpiken – nível baixo 

Kjerag – nível alto 

Pulpit rock – nível intermédio 

Graduação da dificuldade:

  • Nível alto – carece de preparação física, normalmente são passeios de um dia inteiro ou fim de semana. 
  • Nível intermédio – aconselhável alguma preparação física, no entanto não é obrigatória. São passeios, por norma, de um dia inteiro. 
  • Nível baixo – não carece de preparação física e podem ser de duração de algumas horas ou um dia, dependendo do passeio escolhido. 

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: