10 boas razões para morar em Lima, Peru

Elisabete Souto

Ao fim de 3 anos a morar no Peru acredito que estou munida de informação suficiente para fazer esta lista. A capital, Lima, e o país, em geral, têm tanto de maravilhoso como de caótico e, na minha opinião, viver aqui é saber encontrar um equilíbrio entre estes dois pólos. 

  1. Lima é a capital gastronómica da América Latina e a cozinha peruana é uma das mais badaladas e premiadas a nível mundial. A fusão de influências crioulas, europeias, asiáticas (sobretudo japonesas e chinesas), africanas e amazónicas faz da comida peruana umas das mais complexas e interessantes. A par desta fama temos a quantidade exorbitante de excelentes restaurantes (alguns deles sobejamente conhecidos e internacionalmente premiados) para todos os gostos e carteiras. Basta ver a quantidade de turistas que visitam diariamente Lima apenas e só pela comida.  
  1. Lima é uma cidade histórica e culturalmente rica. Dos museus como o Museu Larco ou o Museu Convento de São Francisco, passando pelos sítios arqueológicos como a Huaca Pucllana ou Pachacamac, o Centro Histórico repleto de edifícios históricos que datam do século XVI, o Bairro de Barranco e as suas casas senhoriais…até ao MAC (Museu de Arte Contemporânea) ou o Museu Jade Rivera…não faltam propostas culturais nos muitos teatros e salas de espetáculos espalhados pela cidade. Qualquer turista ou residente tem muita oferta cultural de qualidade. 
  1. Apesar de haver 3 línguas oficiais no Peru (Castelhano, Quechua e Aimara), o Castelhano é o idioma falado em todo o país e o que todos usam na capital. Os outros dois idiomas são, maioritariamente, falados nas regiões andinas. Ora, para nós que somos Portugueses, viver em Lima é fácil em termos de comunicação. O nosso “portunhol” tem servido perfeitamente para nos fazermos entender e para entendermos os outros. 
  1. A terceira razão está intimamente ligada à quarta e por isso não é de estranhar que seja tão fácil criar laços de amizade com os peruanos. Para isso ajuda muito esta facilidade de comunicação e os grupos que se criam por causa da escola dos filhos, por causa do desporto ou do trabalho. Sem dúvida, “arranhar” minimamente a língua local abre muitas portas. 
  1. Lima é a única capital sul americana que está virada para o magnífico Oceano Pacífico. Esta localização privilegiada faz de Lima uma cidade apetecível e aprazível para viver. A costa peruana tem uma extensão de quase 2.500 km e Lima situa-se mais ou menos no centro do litoral costeiro. Às suas docas chega o peixe mais fresco e procurado para a preparação do prato mais famoso do país: ceviche; às suas praias chegam, todos os dias, centenas de surfistas; às suas margens acodem residentes e turistas que todos os dias aproveitam esta localização única para andar de bicicleta, correr, passear os cães, fazer caminhadas ou, pura e simplesmente, desfrutar da bela paisagem e dos seus famosos entardeceres.
  1. No Peru o clima é muito variado e há quem fale mesmo que existem 38 microclimas espalhados pelo país. Da selva à serra, passando pelo planalto andino e pela costa (quase toda ela desértica), existem imensos climas distintos num mesmo dia, dependendo do local onde nos encontremos. Lima não é exceção, onde normalmente existem 4 microclimas. Em Miraflores (distrito costeiro) pode estar uma nuvem carregada provocada pela corrente de Humboldt proveniente do Pacífico mas uns 4 km mais para o interior podemos ter uma tarde solarenga e quente. Apesar destas diferenças, o clima em Lima é agradável (quase) todo o ano. As temperaturas mínimas não costumam descer abaixo dos 14ºC e as máximas normalmente não ultrapassam os 30ºC, quase nunca chove e raramente é necessário aquecedor ou ar condicionado.
  1. A capital peruana é fácil de percorrer a pé por ser plana, sobretudo nos distritos costeiros, onde vive a maioria dos residentes estrangeiros e onde se alojam os turistas nas muitas pousadas e hotéis disponíveis. Nestes distritos as ruas são limpas, têm passeios de ambos os lados, zonas verdes e ciclovias. A zona ribeirinha conhecida como “malecón” é a mais procurada.
  1. Se excluirmos os momentos em que estão atrás de um volante, no geral os peruanos são muito simpáticos, acolhedores e sempre prontos a ajudar. Temos tido excelentes relações com os muitos peruanos que temos conhecido ao longo destes 3 anos e são, sem dúvida, uma das razões pelas quais nos sentimos tão bem integrados aqui.
  1. O Peru é líder em várias categorias de turismo e nem todas elas têm a ver com a gastronomia ou Machu Picchu. Existe uma infinidade de locais para conhecer em Lima, nos arredores de Lima e por todo o território peruano. De Norte a Sul, Este a Oeste, é um país diversificado e riquíssimo em Geografia, História, Arqueologia e Cultura, com destinos para todos os gostos. 
  1. Um dos principais motivos que nos levou a escolher Lima para viver foi a sua proximidade com muitos outros países interessantes na América do Sul e Central. Nestes 3 anos aproveitámos para conhecer o Chile, a Bolívia, a Colômbia, o Panamá e a Guatemala. E, claro está, esperamos poder conhecer mais alguns até nos irmos embora. 

Lê também:

Um comentário em “10 boas razões para morar em Lima, Peru

Adicione o seu

  1. Excelente texto, como sempre. Faltou mencionar a Costa Rica onde também estivemos de férias 👍👍🍾🍾

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑