Passar o Natal no Japão

Marta Castro

Quando vivemos longe de Portugal há duas alturas que sentimos o coração mais apertado se não podemos voltar ao nosso país, no Verão e no Natal. Tomar a decisão de passar o Natal no Japão, no meu caso, pode não ser fácil!

Com as restrições ligadas à pandemia, muitos de nós tivemos de abandonar a ideia de ir a Portugal estar com a família e amigos e permanecer esta época no país que nos acolheu. 

No entanto, passar o Natal com os nossos amigos de fora, manter algumas das nossas tradições, aproveitar ao máximo as oportunidades da época dos países onde estamos e aprender mais sobre outras tradições, são algumas das coisas que podemos fazer para nos sentirmos melhor. Afinal de contas, o Natal é época de alegria, bondade, gratidão e acima de tudo partilha e compreensão. 

Curiosidades sobre o Natal no Japão

No Japão, apesar do Natal ser celebrado de uma maneira diferente da nossa, conseguimos sentir um pouco do espírito natalício por todo o país. 

Assim que Dezembro se aproxima, as ruas e lojas japonesas são iluminadas e ornamentadas com enfeites de Natal. Existem decorações típicas e muitos produtos natalícios em todas as lojas (árvores de Natal, renas, trenós, bonecos de neve, bolos, doces, chocolates, etc.). 

A religião original do Japão é o xintoísmo, apenas uma pequena percentagem de japoneses é católica ou cristã, é portanto, natural, que não haja um feriado nacional dedicado ao Natal. Contudo, se fores religioso e fizer parte das tuas tradições em família ir à igreja, podes ficar descansado, existem algumas igrejas com presépios e com cânticos de Natal em japonês onde te podes juntar.  

Aqui vão algumas particularidades do Natal no Japão:

# 1 – “Dia dos Namorados

A primeira curiosidade é que esta época é uma altura de amigos e casais festejarem e se divertirem e não uma época de estar com a família. Na verdade, a véspera de Natal (24 de dezembro) é o dia mais romântico do ano no Japão, podemos dizer que é a versão japonesa do Dia dos Namorados. Os casais japoneses reservam restaurantes românticos e trocam presentes entre si. 

# 2 – Bolo de Natal

O típico bolo de Natal japonês ou kurisumasu keki pode ser encontrado em todas as pastelarias e supermercados. Com uma textura esponjosa, recheado e coberto de chantily e morangos, é realmente uma sobremesa deliciosa para os mais gulosos. Para além de ser popular, é também visto como um símbolo de prosperidade.

# 3 – KFC como Ceia de Natal

Provavelmente o mais curioso, é que para a grande parte das famílias japonesas, a sua refeição de Natal é, nada mais, nada menos, do que Kentucky Fried Chicken. A procura é tão grande que com seis semanas de antecedência as famílias começam a reservar os seus “Baldes de Natal”. As filas de espera no dia de Natal são tão longas que as pessoas podem demorar horas para obter a sua refeição.

Esta tradição é bastante recente, e apesar de poder ser estranho, temos que admitir que partilhar uma refeição em família, é algo que vai ao encontro das nossas tradições natalícias. 

# 4 – Iluminações de Natal

É impressionante como o país se decora com iluminações maravilhosas. Centros comerciais, restaurantes, ruas e parques têm as luzes mais incríveis que deixam qualquer pessoa derretida. São, sem dúvida, um “must-seen” em todos os websites turísticos nesta altura. 

# 5 – Mercados de Natal

Existem ainda os típicos Mercados de Natal Alemães, desde salsichas e chucrute, até vinhos quentes. Para além de serem tão bonitos e acolhedores, são os locais mais comuns para encontros entre amigos e divertimento em família nesta época do ano. 

Assim, embora possa ser um pouco diferente do que estamos habituados e à espera de encontrar, o Natal está presente no Japão e é tão bom poder sentir um pouco do espírito Natalício mesmo estando longe. 

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: