Dia da Constituição Norueguesa – 17 Maio

Sara Nolasco

Neste dia é usual os habitantes, sejam eles adultos ou crianças, vestirem-se a rigor, com os trajes representantes de cada região, hasteando a bandeira nacional à porta de casa e saindo para a rua para festejar em conjunto o Dia da Constituição Norueguesa

Este dia é feriado nacional na Noruega e, segundo os dados recolhidos em 2000, esta é uma das celebrações do Dia Nacional mais populares na Europa, com a participação de 70% a 80% dos habitantes. 

Neste dia, o país engalana-se com as suas vestes tradicionais, podendo observar-se manifestações de patriotismo, respeito e orgulho na sua Constituição. 

Como é feita esta celebração? 

O dia começa cedo para os noruegueses, pelo alvorada antes do pequeno-almoço com um brinde normalmente de Akvavit (espécie de uma água ardente), seguido por um pequeno almoço típico de Grøt (papa), podendo esta ser de aveia ou de arroz.

Após o pequeno almoço começam as festividades na rua!

Dia da Constituição Norueguesa - 17 Maio
Dia da Constituição Norueguesa - 17 Maio

Cada cidade, seja ela de que tamanho for, apresentará neste dia um desfile nas ruas principais, o qual tem por nome Tog

Neste Tog (desfile) estão representadas as escolas, as associações, as fanfarras, os clubes da cidade, entre tantas outras instituições. Cada uma destas prepara-se e apresenta-se no desfile de maneiras diferentes: uns cantam, outros dançam, outros tocam instrumentos, outros mostram os trajes das suas culturas, outros festejam o facto de estarem a finalizar o liceu, designados por  Russ

O Tog é composto por uma população heterogénea, no que concerne às idades, às crenças, às convicções, à instrução, às mundividências, abrangendo desde os recém nascidos, que são empurrados nos carrinhos, até às pessoas com idade bastante avançada. 

A alegria e a união deste povo sente-se na rua com imensa “força”.

 Russ – O Russefeiering é uma celebração tradicional para os alunos do ensino secundário Norueguês. Os alunos que participam das celebrações são conhecidos como Russ. Os Russ são equivalentes aos nossos finalistas da universidade. Os festejos começam cerca de um mês e meio antes do dia 17 de Maio, sendo o culminar destes festejos a participação no Tog.

O que se come neste dia? 

Neste dia o prato tradicional é pølse, is, bærpyntede bløtkaker, tratando-se de salsicha e gelado, além de bolo decorado com frutos vermelhos. 

Todas as crianças conhecem este dia como um dia de “liberdade”, onde podem comer os mais variados doces e gelados à discrição. No entanto, podemos ver também à venda os seus pratos tradicionais. 

Como “espectadora” deste dia posso dizer que o país vibra, sendo as ruas preenchidas com euforia e alegria, em que as pessoas cumprimentam-se e felicitam-se com quem se cruzam com um Gratulerer med dagen (parabéns por este dia) e com um grito de “guerra” Hipp Hipp Hurra for Norge

Dia da Constituição Norueguesa - 17 Maio

No final da noite, o país volta ao seu silêncio e à calma habitual.

  • E no país onde vive como comemoram?

Lê também:

Diferenças culturais ou falta de educação?

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑