Inglês é a língua quase mãe de uma capital de seu nome, Lisboa. Sim é verdade, há imensos turistas e há muitos estrangeiros que escolheram Lisboa para viver.
Lisboa mudou e está tudo bem. Não é o que era e não tem que ser!
Nós expats que saímos de “casa” há muitos anos e que vivemos permanentemente a visitar muitas outras cidades sabemos que nada se mantém tudo se transforma. Quando cheguei a Nova Iorque há 16 anos, Lisboa era diferente. Quando cheguei a Nova Iorque encontrei uma cidade moderna, limpa e segura onde dava gosto passear, já Lisboa estava suja, cheia de pessoas necessitadas pelas ruas, muita poluição e nostálgica. Hoje Manhattan não é a cidade que encontrei há 16 anos …poderá um dia vir a ser, e encontro hoje em Lisboa uma cidade multicultural, limpa, alegre, organizada e segura. E que mal tem? Tudo muda. E se for para melhor então que assim seja.
As críticas devem ser positivas e construtivas: Lisboa não dá para eu viver, é bem verdade mas, eu também não vivo em Manhattan, e a maioria das pessoas não vivem no centro das grandes cidades, não só pelo factor económico mas pela vida da cidade.
E o que mais me surpreende em Lisboa é a empatia do ser humano, e essa é que não pode nem deve ser perdida: É a nossa imagem de marca! O bom dia, o perguntar se está bem, e do que precisa. O olhar no olho, a atenção … ah essa não há dinheiro no mundo que pague! Não há gorjeta que chegue!
Quando, nós emigrantes, vamos a Portugal não vamos de férias, porque ficamos períodos mais longos, nós vivemos em Portugal por um mês e às vezes quase dois. Vivemos com familiares e amigos e vivenciamos o dia a dia e, confirmo a cada viagem que a solidariedade, o amor e o carinho que todas as pessoas partilham, não por dinheiro, mas sim por amor. Não deixemos que seja o dinheiro a comandar, porque aí teremos certamente um país diferente!
Por enquanto desfrutem da onda de amor que Portugal tem e apreciem o vosso dia a dia. O sol, o mar, o calor, o trabalho que se vai fazendo por paixão e não por obrigação!
Viva Portugal! Vivam os portugueses!
Lê também: