fbpx

Decorações de Natal: bolas pintadas à mão na Polónia

O Natal ou o dia de Reis é uma altura de oferecer presentes aos próximos. Uma bola decorada à mão será decerto um presente inesquecível, sendo guardada na memória da pessoa que a recebe por muito tempo. Estas decorações de Natal são muito especiais.

Apareceram no séc. XIX, feitas de vidro soprado

A Polónia é famosa pela produção de bolas natalícias pintadas à mão. Podem estar orgulhosos não só pela tradição de muitos anos neste domínio, mas também por decorações ricas, reconhecidas em várias regiões do mundo. As primeiras bolas destinadas à decoração da árvore de Natal apareceram neste país no século XIX, tendo sido feitas de vidro soprado.

As bolas feitas em vidro por artistas experientes são pintadas à mão, sendo portanto únicas e exclusivas. Vale a pena adicionar que a escolha de bolas natalícias é enorme: podemos comprar bolas que representam um estábulo, o Pai Natal, Árvores de Natal, estrelas de Belém, motivos populares ou em cores de roupa regional, paisagens típicas da Polónia com campos cheios de cereais e papoilas – tudo isso é admirado e inspira também o artesanato atual.

As bolas natalícias não são baratas porque não são apenas um enfeite de árvore de Natal ou de mesa festiva. É também mais que um presente ordinário – é uma certa imagem da cultura e tradição polacas.

Decorações de Natal: bolas pintadas à mão na Polónia
Bolas de vidro pintadas à mão

Algumas bolas são fundidas em matrizes preparadas para o efeito, outras devem ser formadas à mão: soprando, estendendo e girando cada enfeite. Padrões simples exigem um minuto ou às vezes três minutos de trabalho. E alguns modelos até 20-30 horas de trabalho. Uma vez formadas as bolas, as mesmas são pintadas por artistas e depois embaladas em caixas decorativas.

As árvores de Natal foram trazidas para a Polónia por protestantes alemães entre os séculos XVIII e XIX.

E como as bolas terminaram nas árvores de Natal?

Por causa da pobreza. As primeiras bolas foram produzidas no séc. XIX por um artesão de uma cidade alemã, Lauscha. Hans Greiner era pobre demais para poder pendurar nozes e maçãs na árvore de Natal. E como trabalhava na fábrica de vidro, fez as frutas de vidro que depois pendurou na árvore.

Visite umas lojas online com bolas polacas:

www.folkstar.pl

www.bombkarnia.pl


Um comentário em “Decorações de Natal: bolas pintadas à mão na Polónia

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: