fbpx

Festas de Natal em Espanha

As festas de Natal são algo que se comemora em todo o mundo, no entanto cada país tem as suas tradições e a sua forma de viver esta época.

Muita gente pensa que por terras espanholas as festas de Natal celebram-se mais intensamente no dia dos Reis, mas estão um pouco enganados.

As Festas de Natal em Espanha tem incluída também a Consoada, aqui também celebrada, chamada de “Nochebuena”. As famílias também se reúnem e fazem uma ceia de Natal, onde desfrutam de umas iguarias típicas da época. Aqui onde vivo também é típico comer-se polvo e geralmente além do polvo, as famílias comem muito à base de peixes e mariscos como: camarão, lulas, “mojama” (atum desidratado e salgado), etc.

Na época de festas de Natal em Espanha, as pessoas investem boa parte do seu salário na compra destes produtos, já que os preços disparam, devido à grande procura. Já a nível de doces e outros produtos, também são típicos os frutos secos, os famosos turrões, os quais existem em distintas variedades: chocolate, amêndoas, amendoins, gema de ovo; bolinhos de massapão, bolachinhas (“amantecados”, “polvorones”) e algumas iguarias mais. 

Festas de Natal em Espanha

Regresso ás origens

No entanto, eu sempre sinto saudades das nossas iguarias e quando passo aqui o Natal tento sempre fazer algo típico nosso como as rabanadas, leite-creme, etc. Um dos factos que achei interessantes é que aqui também é tradição comer rabanadas, mas é um doce que é relativo à Semana Santa e não ao Natal.

Sobre as missas de Natal, também são típicas, principalmente nas zonas mais rurais, onde as famílias se juntam e assistem a este tipo de celebrações. Assim como em Portugal e em outros países tipicamente católicos, existem regiões que são conhecidas pelos presépios.

Onde vivo, dentro da Província de Murcia, podemos encontrar várias vilas que montam presépios extraordinários! Aquele que eu admiro é aquele que fazem na terra do meu marido. É uma pequena freguesia murciana, chamada El Raal, que consiste numa  zona rural, onde habilitam um espaço e reconstroem a cidade de Nazaré, com uma enorme diversidade de cenários e personagens, os quais são interpretados pelos próprios habitantes.

Festas de Natal em Espanha
Presépio com Figuras

Nas festas de Natal em Espanha, não é “normal” que a troca de presentes seja feita no dia 24 ou 25 de Dezembro, não obstante, cada vez mais é mais comum, as famílias darem presentes nestes dias. Aliás, muitos destes miúdos até aproveitam a dobrar , pois têm o “Papa Noel” e os “Reyes”. 

Algo que também gostei muito, quando vim para aqui viver, foram os convívios com os amigos que chegam a ser “massivos” nesta época festiva de Natal. Agora em tempo de pandemia, a coisa está mais tranquila, mas a tradição manda que grupos de amigos se reunam em bares e restaurantes. As reservas devem ser feitas com antecedência, pois é difícil encontrar algum espaço livre, com tanta procura que chega a haver. E quando finalmente o conseguimos fazer, sentamo-nos à mesa, bebemos, comemos e jogamos ao “amigo oculto” (conhecido em Portugal, como “amigo secreto”), presenteando alguém do grupo.

A passagem de Ano

Sobre a “Passagem de Ano”, conhecida aqui como “Nochevieja”, não me recordo nada de especial, mas assim como em Portugal, as famílias e amigos reúnem-se em diferentes sítios, jantam, dançam e brindam ao Ano Novo. Ah, quase que me escapava!!!!….. Aqui também comem-se as uvas antes das doze badaladas, mas não em forma de uvas-passas e sim uvas normais brancas.

As festas de Natal em Espanha continuam e chegamos ao tão aclamado dia de “Reyes”. É feriado nacional e é quando as famílias dão presentes aos mais pequenos. Cada cidade ou vila tem a sua forma especial de comemorar e realizam uma  “cavalgata”, a qual consiste  num desfile onde vemos várias personagens natalícias, dando enorme destaque aos Reis Magos, os quais distribuem alguns presentes e doces. Também se come o “Roscón de Reyes”, o qual  assemelha-se muito ao nosso “Bolo Rei”, sendo a massa ligeiramente diferente, mais idêntica ao “pão de açúcar”, mas sem frutos secos. O detalhe da fava, também é algo que se faz aqui e o brinde costuma ser Rei Mago de cerâmica.

Este é o dia mais especial das festas de Natal em Espanha, pois o entusiasmo dos miúdos é algo inacreditável! https://www.eurodicas.com.br/dia-de-reis-na-espanha

Festas de Natal em Espanha
Reis Magos

Este ano, as coisas aqui também estão bastante controladas e restritas. Mesmo assim não perdemos o espírito de união e tentamos celebrar da melhor forma possível!

Leia também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: