fbpx

Natal na Bulgária e 11 pratos da ceia de Natal

O Natal na Bulgária celebra-se no dia 25 de dezembro, mesmo sendo um país cristão ortodoxo. A ceia de dia 24 é composta por um número ímpar de pratos, normalmente 13, 11, 9 ou 7, e exclusivamente veganos. A noite de Natal é passada com a família mais próxima, num ambiente calmo, de reflexão e gratidão. Tradicionalmente deixa-se a mesa posta durante a noite para que os espíritos sejam convidados a comer enquanto todos dormem.

Do calendário Juliano ao calendário Gregoriano

Em muitos países da Europa de Leste, o Natal celebra-se dia 7 de janeiro porque as igrejas ortodoxas desses países usam o antigo calendário Juliano. No entanto, a Igreja ortodoxa búlgara usa o calendário Gregoriano.

Em 1916 a Bulgária deixou de usar o calendário Juliano para passar a usar o Gregoriano. A igreja ortodoxa búlgara adota o novo calendário apenas em 1968 juntamente com as igrejas ortodoxas romena e grega. No entanto, a Páscoa continua a ser celebrada pelo calendário Juliano.

A purificação do corpo e mente através de jejum de 40 dias antes do Natal

O jejum antes do Natal ainda é praticado por muitos Búlgaros. Este consiste em excluir da dieta alimentar todos os produtos de origem animal: carne, peixe, ovos, leite, etc. O jejum vegano é apenas quebrado no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, quando “se deve” comer peixe, e depois dia 25 de dezembro, comendo habitualmente porco.

No seguimento do jejum, a mesa da consoada de dia 24 é exclusivamente vegana também. Esta tradição é respeitada virtualmente por todas as famílias. Os pratos confecionados, têm de ser obrigatoriamente em número ímpar. O sal, pimenta, vinho e rakia podem contar também como pratos. 

11 pratos da ceia de Natal na Bulgária

Para aprender a ler o cirílico:  O búlgaro e o alfabeto cirílico

Natal na Bulgária e 11 pratos da ceia de Natal
  1. Постни лозови сарми – Sarma vegan de folhas de videira

Um verdadeiro clássico para a noite de Natal! Este é um dos pratos mais populares na mesa da consoada. O sarma de folhas de videira é uma especialidade popular nos Balcãs e Médio Oriente. Podem haver algumas variações na confeção, mas os ingredientes principais são a folha de videira e arroz como recheio para a noite santa. Na Bulgária também é comum o sarma de folha de couve.

2. Коледна питка – Pão de Natal

A Koledna pitka, é um pão ligeiramente doce е redondo na forma simbolizando o ritmo cíclico da vida. Neste, é inserida uma moeda, símbolo de prosperidade, especialmente para quem tiver a sorte de a encontrar. É decorado com formas de massa representando cruzes, orelhas maduras, arado, lavrador, animais ou frutas – símbolos de prosperidade e fertilidade. Tradicionalmente, o pão de Natal é partido pela pessoa mais velha da casa. Outro pão tradicional da noite de Natal é a Sodena pitka (pão de soda) feito com bicarbonato de sódio. Ver receita aqui.

3. Тиквеник – Banitsa de abóbora

Banitsa com queijo branco (sirene) é o folhado mais popular na Bulgária, encontrando-se em todo o lodo e durante o ano inteiro. Mas existem outros recheios, sendo o mais típico desta altura do ano, o recheio de abóbora, que é uma versão doce do folhado. Tikvenik, lembrando um strudel de abóbora, é uma presença indispensável na mesa de Natal.

Natal na Bulgária e 11 pratos da ceia de Natal

4. Пълнени Чушки – Pimentos recheados

Mais um prato tradicional da cozinha búlgara que se consome durante o ano inteiro. São frequentemente recheados com arroz ou carne picada, mas os Palneni Tchushki natalícios costumam ter recheio de feijões brancos, ou alternativamente, de arroz.

5. Боб на фурна – Feijão no forno

Não interessa tanto qual o prato confecionado, mas o importante é ter feijão na mesa, principalmente feijão branco. Bob na furna parece ser uma das receitas preferidas. No entanto, rivaliza com outra favorita, a de sopa de feijão, em búlgaro, bob chorba.

6. Салата от кисело зеле – Salada de chucrute

A ceia de Natal na Bulgária baseia-se muito nos ingredientes que estão disponíveis em dezembro. E por cá, nesta altura do ano, os legumes fermentados são reis, em substituição dos legumes frescos. Daí o chucrute (sauerkraut), apresentado em forma de salada ou como ingrediente noutra receita, é muito comum para o Natal.

7. Печена тиква – Abóbora assada

Em época de abóboras, uma sobremesa simples e deliciosa é Petchena Tikva. É só levar a abóbora ao forno, juntar um pouco de açúcar e está pronta. Variações incluem adições de canela, baunilha ou frutos secos.

Natal na Bulgária e 11 pratos da ceia de Natal

8. Орехи/Плодове – Frutos secos/Fruta

Tal como em Portugal, as nozes não podem faltar. Outros frutos secos e/ou fruta fresca são também muito comuns.

9.  Ошав – Compota de frutas secas

Oshav é preparada fervendo as frutas e adicionando açúcar ou mel. Tradicionalmente é preparada no dia de Santo Inácio (20 de dezembro) e servida fria no Natal.

10. Туршия – Pickles

E voltamos aos legumes fermentados. Qualquer lojinha de bairro de frutas e verduras, a partir de outubro, enche-se com boiões enormes de pickles. Um favorito Búlgaro e sendo totalmente vegano, é uma das escolhas frequentes para a consoada.

11. Варено жито – Trigo cozido

Geralmente preparado para o dia de todos os santos (Задушница), o Vareno jito pode também aparecer como um prato doce na véspera de Natal.


Desejos de um Natal feliz e delicioso! Seja perto ou longe dos que mais gostamos, neste ano atípico, mas com paz e gratidão no coração.

Junta-te a nós e partilha connosco na plataforma Vidas Sem Fronteiras

Um comentário em “Natal na Bulgária e 11 pratos da ceia de Natal

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: