Mobilidade na Ilha do Sal

À semelhança do descrito no post em relação ao arrendamento, a forma de compra e venda passa muito por passar a palavra ou pesquisa nas páginas de facebook existentes para o efeito para todo o país e para a Ilha do Sal em particular.

A compra de carros usados é a norma em Cabo Verde. Os valores são altíssimos comparados com o valor dos veículos em segunda mão na Europa, uma vez que a desvalorização dos veículos é mínima em relação ao preço inicial de venda, independentemente da idade do carro. Por ex. um Fiat Panda de 2009 foi vendido a 5500 Euros.

A ilha é pequena e a necessidade de um veículo é mínima especialmente se se residir e trabalhar em Santa Maria. Existem alternativas como bicicletas, que podem ser compradas por cerca de 150-200 euros ou importadas. As bicicletas não pagam direitos alfandegários e podem ser trazidas como bagagem fora de formato na Cabo Verde Airlines sem qualquer custo, desde que não excedam os 23 kilos.

As scooters ou motas são outra alternativa, tendo, no entanto, em relação a estas que considerar o valor alfandegário que acrescerá ao preço do veículo e ao transporte.

Uma scooter usada na ilha anda à volta dos 1000 euros.

Ao custo de aquisição acresce o valor do seguro e imposto. Seguro são cerca de 200 euros por ano e o imposto penso que anda à volta dos 40 euros por ano. A inspeção é feita também uma vez por ano e são cerca de 20 euros.

– Será uma hipótese importar o carro de Portugal? Se sim, porquê?

A importação de carros para a ilha tem cargas alfandegarias elevadas as quais acrescem o custo de transporte. Normalmente não compensa. Para carros com mais de 4 anos estamos a falar de um imposto de 60 a 80% dependendo da idade. Carros novos a carga alfandegaria anda ao redor de 40%.

Informação sobre as cargas de imposto em relação a automóveis pode ser encontrada na página da Direção Geral de Alfândegas de Cabo Verde https://mf.gov.cv/web/dnre/direca-geral-das-alfandegas

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: