fbpx

Participação nas eleições legislativas à distância

De certeza que se recordam de ver, numa qualquer noite de eleições, a referência aos votos dos emigrantes apurados apenas nas semanas seguintes ao ato eleitoral! Pois bem… cá estamos nós nas vésperas das eleições legislativas em Portugal que terão lugar a 6 de Outubro. Como emigrantes temos a possibilidade de participar nessas eleições e eleger 4 deputados, e o processo é relativamente simples.

O Parlamento Português aprovou, em Julho de 2018, o recenseamento automático para os residentes no estrangeiro, desde que tenham atualizado a sua morada para a residência fora de Portugal, e a possibilidade de optarem pelo voto presencial ou por correspondência nas eleições para a Assembleia da República. Fica o link do site da Comissão de Eleições, para mais detalhes.

Votar nas eleições legislativas à distância: um processo simples

No meu caso, atualizei a morada no cartão de cidadão online, utilizando o leitor de cartões comprado na Worten, e automaticamente fiquei recenseada no Consulado mais próximo da minha área de residência, de acordo com carta enviada pelo Ministério da Administração Interna. Os boletins de voto para as eleições legislativas foram enviados para casa e já os colocamos no correio, seguindo as instruções, sem qualquer custo. Para quaisquer esclarecimentos sobre o preenchimento e envio do boletim, podem ver o vídeo disponibilizado pelo Ministério da Administração Interna no Youtube.

Balanço positivo

Foi a minha primeira experiência com voto por correspondência e não tive qualquer problema com o processo! Sem dúvida que o fato do recenseamento ser automático e os boletins serem enviados para a casa facilita imenso. Penso ser um passo importante para a redução da abstenção junto dos emigrantes.

Vamos aguardar para ver os resultados!!

Um comentário em “Participação nas eleições legislativas à distância

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: