fbpx

Viver em Praga

Praga é uma cidade histórica e cosmopolita. Dotada de um riquíssimo património arquitectónico e de uma vasta oferta cultural. É uma cidade com uma escala semelhante a Lisboa mas com um formato diferente. A rede de transportes e muito boa e, em geral, a cidade e muito segura. A maioria da população vive dentro da área da cidade, não havendo uma concentração tão acentuada de pessoas na periferia como acontece em Lisboa.

Custo de vida em Praga

O custo de vida em Praga e semelhante a Lisboa no que diz respeito a bens de consumo e restauração. A nível de habitação, Lisboa consegue ser mais cara, mas Praga é também ela muito inflacionada. 

Exemplos de alguns preços médios de bens de consumo:

  • Café Espresso: 50CZK (2EUR)
  • Frango: 150CZK (6EUR)
  • Cerveja no bar: 70CZK (2.5EUR)
  • Almoço num restaurante não caro: 250CZK (10 EUR)

Supermercados: Billa (mais caro, mas produtos de melhor qualidade), Lidl (qualidade semelhante a Portugal), Kaufland, Tesco e Albert (mais barato e qualidade mais baixa). Depois existem também as mercearias vietnamitas, que são equivalentes as pequenas mercearias de indianos que vemos em Portugal. Para compras online podemos usar o Rohlik que e um pouco mais caro e o Tesco.

A melhor maneira de encontrar casa e pelos grupos de expats do facebook, mas lá também costumam ser mais caras. A maioria dos sites de imobiliário estão apenas em checo. Outra alternativa e através de agentes imobiliários, mas geralmente estes cobram uma comissão que equivale a uma renda. A caução pedida geralmente vai de uma renda até das rendas. Ainda assim ficam alguns: 

  • Bezrealitky este site e de particulares. Não se pagam comissões a agentes imobiliários. Mas as ofertas costumam ser praticamente todas em checo e muitos senhorios são um pouco hesitantes a alugar a estrangeiros.
  • UlovDomov e um motor de busca também ele muito popular. A maioria das casas são por agentes imobiliários, mas algumas também são de particulares, sem agente imobiliário. Totalmente em checo.
  • ForeignersCZ: Um serviço imobiliário orientado para expats. A oferta e menor, mas o serviço e mais personalizado.
  • Sreality: Um dos sites de mobiliário mais populares. Tem versão localizada para Inglês, mas a versão checa tem mais informações.

Leia também:

Junta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: