O porquê desta sociedade multicultural
Cracóvia é uma cidade que é considerada a segunda cidade mais importante da Polónia pelo sua importância cultural no mundo das Artes, pela sua vida universitária e juventude a residir na cidade, pela sociedade multicultural que constituída por diversos estrangeiros e estabelecimentos, a promover diversas culturas, trazem à cidade, e pela história da cidade no contexto do século XX e século XXI, durante a Segunda Guerra Mundial e durante a existência da União Soviética.
Polónia é um país com muita história desde os tempos medievais de Piast à história mais recente do país com a Segunda Guerra Mundial. Os museus nacionais da Polónia, os museus locais e os museus específicos como o Museu da Fábrica de Schindler em Cracóvia, mostram o ponto de vista da população da Polónia e de historiadores deste mesmo país, sobre muita desta história mundialmente conhecida. Visitar os museus em diferentes cidades pela Polónia, permite-nos absorver e compreender o percurso desta nação e as diferenças que esta poderá ter face a outros países, como por exemplo Portugal.
Cultura também está fortemente presente na Polónia, sendo que o teatro é a arte mais respeitada e louvada pelos polacos. Desde ao prémio Witkacy a diferentes teatros e óperas reconhecidas pela Europa inteira, o teatro é uma saída e experiência comum para os polacos, de todas as classes de sociedade. Existem pequenos teatros, teatros locais, teatros de grande dimensão, e existem várias peças a assistir (musicais, dramas, comédias, etc.).
Uma ideia do custo da alimentação na cidade de Cracóvia
Café: O conceito de cafés como existe em Portugal (barato e rápido) não é popular na Polónia, mas existem diversas padarias e cafés mais direcionados para turismo e pessoas de rendimento médio. Ainda assim, devido à moeda, o café poderá custar entre 3 PLN a 5 PLN.
- Site para fazerem o cambio para euros https://www.xe.com/currencyconverter/convert/?Amount=5&From=PLN&To=EUR
Frango: Frango Assado como em Portugal só no Restaurante Pinto-Peri em Wroclaw. Carne de frango/perú ou carne de vaca por norma começa por 3/5 PLN por filete/bife. A carne será mais cara em hipermercados/supermercados convencionais como Carrefour, Auchan ou até Biedronka, mas será mais barato no talho local da zona.
Cerveja: Existem diversos bares em Cracóvia, muitos deles com cerveja artesanal e sendo esta normalmente proveniente de Browar Lubicz https://en.browar-lubicz.com.pl/historia (Cervejaria Lubicz): esta começa por 7/8 PLN, isto para 0,3ml. A cerveja convencional como Tyskie, Zywiec, Zubr, Kasztelan, começa por 4/5 PLN e isto para 0,3ml.
Na Polónia, bebe-se bastante cerveja e álcool em geral. Isto quer dizer que normalmente as pessoas começam por beber 0,5ml (meio litro) de cerveja, diversos copos/canecas.

Almoço médio: Existem diversos tipos de restaurantes e cantinas pela Polónia. Restaurantes fora da zona turística consegue-se arranjar uma refeição por cerca de 20 a 25 PLN em restaurantes mais requintados; em cantinas ou restaurantes locais consegue-se refeição completa por 10 a 15 PLN. Restaurantes em zona turística (Stare Miasto, Kazimierz) os preços de pratos sobem e começam por norma em 30 PLN. A guarnição é paga à parte.
Curiosidade, se gostam de comer arroz como eu, o arroz é raro encontrar em restaurantes e cantinas, não é hábito dos polacos comerem, mas sim cuscus.
Sites Minimercados/Supermercados/Hipermercados para fazem uma simulação de compras
– Zabka – Como Minipreço.
– Jeżyk – Como Dia ou Mini-Minipreço; aconselho estes mini-mercados para um compra rápida, mesmos produtos que em Zabka e mais barato.
– Lidl – Supermercado; como em Portugal, tem diversas coisas diretamente da Alemanha.
– Aldi – Supermercado como o Lidl (também Alemão).
– Biedronka – Supermercado (da Jerónimo Martins); tem produtos portugueses e é o Pingo Doce da Polónia.
– Piotr i Pawel – Supermercado Polaco (melhor e maior selecção de cerveja).
– Auchan – Hipermercado, como há em Portugal.
– Carrefour – Hipermercado, como havia em Portugal.
– E.Leclerc – Hipermercado, como há em Portugal.
– Kaufland – Hipermercado Alemão; alguns produtos alemães.
– Tesco – Hipermercado que está a ser encerrado gradualmente, final do próximo ano deixará de ter presença na Polónia.
- Leia mais:
- Sobre a Polónia
- Já vivo em Varsóvia
- Polónia com crianças: a importância de escolher onde viver
Junta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras