10 Razões para visitar Gdańsk

Alexandre Monteiro

Gdańsk é uma das cidades polacas com melhor qualidade de vida.  Apesar de ser um pouco menos conhecida do que Varsóvia e Cracóvia,  trata-se de um destino cada vez mais popular. Deixo aqui as minhas 10 razões para visitar Gdańsk.

1. História

Gdańsk é uma cidade com uma imensa e incomum história. Para além de já ter pertencido à Alemanha (sob o nome de Danzig), foi também, durante vários anos, uma cidade-estado independente. 

Foi também em Gdańsk que se iniciaram as hostilidades da Segunda Guerra Mundial e que houveram as manifestações dos operários fabris, liderados por Lech Walęsa. Existem na cidade diversos e interessantes museus onde podemos aprender extensivamente sobre esses e outros eventos históricos importantes.

2. Arquitectura

Gdańsk tem uma arquitectura fantástica! Nesta cidade conseguimos encontrar uma certa mistura de estilos arquitectónicos. Os apreciadores do estilo mais nórdico deliciar-se-ão com os seus edifícios de tijolos vermelhos, bem como alguns dos edifícios mais modernos também de inspiração escandinava. 

Como a cidade foi intensamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, o centro histórico foi completamente reconstruído, e o resultado foi nada menos do que deslumbrante!

3. Infraestrutura

Gdańsk, tal como todas as grandes cidades polacas, têm muito boas infraestruturas. Dotada de uma excelente rede de transportes públicos, ter carro não é de todo necessário. Cidade moderna e turística, com uma abundância de serviços, comércio e atracções culturais. 

Para além disso, a cidade está conectada com outros pontos do país através de uma rede de estradas e de caminhos-de-ferro. Para quem vem de fora, é possível voar directamente para Gdańsk, já que o aeroporto da cidade tem ligações aéreas para vários destinos.

4. Proximidade do mar

Cidade Hanseática, Gdańsk é banhada pelas águas do Báltico. Tendo e conta que a minha família vive na linha de Cascais, o mar sempre foi algo muito presente na minha vida. Aliás, quando vivi na República Checa, uma das coisas que me fazia mais falta era precisamente o mar. Em Gdańsk consegui “tirar a barriga de misérias” e matar saudades do mar.

Pese embora o facto de o mar Báltico ser diferente do nosso (Oceano Atlântico). As águas bálticas são menos salgadas (o Báltico tem baixa salinidade devido ao facto de ser resultado do derretimento de glaciares), mais frias e as conchas tendem a ser bem mais pequenas do que aquelas que se costumam encontrar nas praias em Portugal. Mas nem por isso as praias de Gdańsk são menos bonitas. 

5. Natureza

Para além do mar Báltico, Gdańsk é uma cidade com muita natureza para desfrutar.

O rio Motława proporciona oportunidades para bonitos passeios de barco e as florestas são locais perfeitos para caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques. 

6. Vida cultural

Gdańsk é uma das mais importantes cidades da Polónia, não só pela sua história e localização geográfica, mas também por ser um epicentro cultural de grande relevo. A oferta cultural é riquíssima e temos desde museus, a óperas, exposições e espectáculos diversos.

7. As 3 cidades

Quem visita Gdańsk paga 1 (uma) mas obtém 3 (três) cidades. Sopot e Gdynia, cidades vizinhas, formam com Gdańsk o chamado Trójmiasto. É comum as pessoas usarem esse mesmo termo como se de uma cidade única se tratasse. A qualidade de vida em Trójmiasto é elevada e sobram atracções turísticas que vão muito para além da simples praia e da cidade velha de Gdańsk.

10 Razões para visitar Gdańsk
O krzywy domek é um dos mais icónicos edifícios de toda a Polónia. O seu formato faz lembrar a casa dançante de Praga

8. Âmbar

Como todas as cidades Bálticas, Gdańsk é muito conhecida pelo seu âmbar. O âmbar era e ainda é um produto bastante exportado e, muito em virtude disso, Gdańsk foi sempre historicamente uma cidade muito rica. 

Esta matéria-prima tornou-se também, de certa maneira, um símbolo da cidade. Um pouco por todo o centro histórico existem bancadas a venderem os mais diversos souvenirs e bijuterias feitas de âmbar e é comum os locais irem para as praias apanhar âmbar depois de uma tempestade. 

9. Catedrais deslumbrantes

As principais cidades polacas são conhecidas pelas suas icónicas catedrais e basílicas e Gdańsk não foge à regra. Na cidade velha podemos visitar a basílica Mariacka, um imponente edifício, o qual é visível a vários quilómetros de distância. 

Para além de ser imponente por fora, o interior também consegue ser tão ou mais impressionante. Aqueles que não tenham medo de altura e gostem de exercício podem subir os mais de 400 degraus da torre e desfrutar da vista panorâmica sobre a cidade. 

10. Passeios de barco

Sendo Gdańsk uma cidade bastante ligada ao mar, e com uma história bastante “naval”, uma das actividades que qualquer visitante deverá experimentar é fazer um passeio de barco. 

Existem vários roteiros, entre a descido do rio Motława, à visita ao monumento de Westerplatte e ainda ligações a Gdynia e à península de Hel, que é o ponto mais a Norte da Polónia.

Espero que tenham ficado com “àgua na boca” para visitar Gdańsk. E vocês, que outras cidades polacas conhecem? Partilhem as vossas experiências nos comentários. 

Lê também:

Um comentário em “10 Razões para visitar Gdańsk

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑