O Luxemburgo fica no centro da Europa com fronteiras com a Alemanha,França e Bélgica.
1- Ao visitar o Luxemburgo qualquer Português sente-se em casa pois dos 650 mil habitantes mais de 100 mil são Portugueses o que faz com que em cada esquina ouvimos falar Português.
2- A gastronomia Portuguesa está patente em todas as esquinas sendo os restaurantes grandes embaixadores da gastronomia Portuguesa e da grande qualidade dos nossos vinhos.
3- Ao visitar o Luxemburgo o visitante está a visitar um dos países mais cosmopolitas do mundo pois acolhemos mais de 180 nacionalidades diferentes o que significa que na rua escutamos uma enorme multitude de idiomas e podemos viajar pelo mundo sem daqui sair.
4- O Luxemburgo tem museus de topo mundial entre os quais o museu natural de história, museu de arte moderna, etc.
5- Na cidade do Luxemburgo, que é a capital existe uma fortificação que foi construída no século 9 que são galerias subterrâneas e está inscrita como património mundial da Unesco.
6- A uns vinte quilómetros da capital temos um parque natural chamado parque geológico de Müllerthal também conhecido como a petit Suisse classificado como património mundial da Unesco com mais de cem quilómetros de trilhos fantásticos onde à duzentos milhões de anos era o mar Jurássico, hoje são trilhos fenomenais com paisagens únicas tornando-o um oásis para os amantes de caminhadas pela natureza.
https://www.mullerthal-trail.lu/fr
7- Parque natural de Esch-Sur
Um parque com cerca de 420 km2 entre a Bélgica e a Alemanha com paisagens lindíssimas barragens, lagos, praias fluviais etc.
8- Castelos
O Luxemburgo tem imensos castelos e alguns no top 10 mundial entre os quais o castelo de Beaufor e o de Vianden um castelo lindíssimo palco de alguns filmes com um teleférico ao lado com acesso a um bosque lindíssimo e uma vila pitoresca com uma grande comunidade Portuguesa onde viveu o escritor Victor Hugo.
O Castelo de Larochette também é interessante visitar e no final comer um frango no churrasco à Portuguesa num dos restaurantes da vila onde a maioria dos habitantes é Lusa e a presidente da autarquia é de origem Cabo-verdiana e quase todos os funcionários são de origem Portuguesa.
9- O Luxemburgo tem um bom sistema de transportes e todos são gratuitos o que nos faz sentir completamente livres para explorar o país sem pensar em passes nem controles.
Podemos visitar a biblioteca nacional que é das mais modernas do mundo com quase quatro milhões de livros. As instituições Europeias: tribunal Europeu, tribunal de contas , Eurostat ou a Philarmonie na parte da manhã e na parte da tarde já podemos estar na fronteira com a França e à Bélgica a visitar o museu das minas e viajar num comboio de 1800 a mobilidade não é problema.
10- O Luxemburgo é um pequeno país que considero um pedaço do céu na terra onde é bom viver e visitar pois existe modernidade, segurança, respeito e nos sentimos em casa com cerca de 75 por cento do país como zona verde. Na primavera e verão é um autêntico jardim e é a altura que recomendo visitar.
A poucos quilómetros estamos em Trier, a cidade mais antiga da Alemanha e que vale a pena visitar, assim como Metz na França que vale a visita.
Cá vos espero!
Lê também:
Comentar