fbpx

Vou mudar novamente… e agora?

Quando começas uma vida de expatriado, o mais frequente é iniciares uma verdadeira vida de nómada e o mais frequente é mudares de país de tempos em tempos.

As mulheres com quem trabalho vivem esta vida de nomadismo acompanhando os seus maridos ou companheiros e levando consigo a bagagem de uma vida toda.

Quando a data da próxima mudança se aproxima, as perguntas surgem quase sem qualquer esforço. “O que vou fazer aqui nestes últimos 2 meses?”; “Fará sentido continuar a conhecer pessoas novas se me vou embora?”; “E os meus hobbies ou trabalho?” ;“Como será no novo país?”;“Como me vou adaptar?”; “Vou ter de fazer tudo de novo… Terei força para isso?” ;“E os meus filhos, como se irão adaptar?”

Como qualquer mudança na nossa vida o receio pode surgir, mas o entusiasmo também, e é nesse que deves focar as tuas atenções! Na beleza do desconhecido, na imensa oportunidade que é conheceres todo um novo mundo! Os desafios e medos vão surgir naturalmente, mas estes terão apenas a importância e dimensão que lhes quiseres dar.

Se vais mudar daqui a pouco tempo porque não hás-de aproveitar ao máximo o local onde estás hoje? Quando mudares levarás na mala as experiências e os amigos que fizeste. Para ti o mundo é cada vez mais pequeno e os amigos estão à distância de um click ou de uma mensagem. Aproveita a oportunidade que te é dada e utiliza essa motivação para te preparares para a tua nova aventura.

E se precisares, procura ajuda, não precisas de fazer esse caminho sozinha. Podes encontrar essa ajuda em alguém especializado, mas também e acima de tudo na tua família e amigos. O teu núcleo torna-te mais forte!

Podem dizer que para mim é fácil porque não estou em constante mudança. Mas quando eu vivi fora do meu país sentir que podia aproveitar a experiência que me estava a ser dada e que ao mesmo tempo a minha marca ficava em todos e em tudo à minha volta foi muito importante.

Por isso aproveita cada dia e cada experiência que te é dada pois o teu lugar será sempre teu, onde quer que esse lugar seja!

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: