fbpx

Sampa, uma relação de Amor/Ódio!!!

São Paulo, ou Sampa como é carinhosamente chamada pelos Paulistas, foi a primeira cidade onde vivi fora de Portugal!! Foram 4 anos e meio de uma relação Amor/Ódio, que nem sempre foi a melhor, mas que no final deixou muitas saudades. Decidi partilhar um pouco dessa história com vocês, depois de recentemente ter sido questionada acerca de como é viver em São Paulo.

Já saí de São Paulo há 6 anos, mas continuo a recordar com muito carinho o tempo que lá passei. Foi lá que conheci o meu marido e onde ganhei Amigas(os) para a vida!! Os churrascos na casa da Claudia e as caipirinhas da Teresinha ficarão sempre na  memória, bem como a feijoada da Betty e as caminhadas no Ibirapueta, seguidas do café da manhã/ almoço/ jantar (3 em 1) no Pé no Parque!

Naturalmente a cidade terá mudado imenso nestes últimos 6 anos, sobretudo perante a crise política, seguida da económica, que afetou o Brasil. Grande parte dos meus Amigos da “Máfia Tuga” já lá não estão; saíram, ou porque o assignment para o qual foram destacados chegou ao fim, ou porque decidiram regressar a Portugal ou ir experimentar outras paragens! Mas continua a ser uma cidade à qual eu voltaria, sem qualquer problema! 

Mas é muito normal a primeira reação a São Paulo não ser a mais positiva. Estamos a falar de uma cidade com 12 Milhões de pessoas, com graves problemas de infraestrutura, urbanisticamente caótica e onde é muito visível a enorme diferença sócio-económica da população, com prédios e casas altamente luxuosos, vigiadas por dezenas de seguranças, a paredes meias com favelas, como no bairro do Morumbi.

A mim sempre me fizeram muita confusão as favelas; os mendigos a viverem nas ruas; a poluição nos rios que atravessam a cidade, rios Tietê e Pinheiros; o lixo nas ruas; os cabos elétricos pendurados, mesmo em bairros mais nobres da cidade… e as enchentes que alagavam e paravam a cidade em dias de chuva de Verão!  Mas posso dizer-vos que vi mais mendigos a viverem nas ruas de São Francisco e NY do que em São Paulo… e já vi cidades americanas paradas por causa da neve!!Mas primeiro estranha-se e depois entranha-se… e naturalmente, como em qualquer cidade, mas sobretudo numa cidade da América do Sul, existem algumas regras essenciais para que se consiga ter qualidade de vida e se possa aproveitar o que a cidade tem de bom. As regras no próximo post…

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: