Reconhecimento dos estudos

Sara Nolasco

O que deves fazer para o reconhecimento dos estudos na Noruega?

Se estás a pensar vir para a Noruega e não és da área de engenheira, então recomendo-te que reconheças os teus estudos através da entidade Norwegian Agency for Quality Assurance in Education – NOKUT. 

Este reconhecimento não é obrigatório para que entres no mercado de trabalho, no entanto, é uma mais-valia caso apresentes o certificado do NOKUT no processo de candidatura a uma vaga de emprego, assim como quando existem discussões a nível salarial.

Normalmente a área de educação, saúde e logística são as mais exigentes no que diz respeito ao reconhecimento das licenciaturas, mestrados e doutoramentos. 

Esta entidade (NOKUT) irá confirmar com Portugal, mais concretamente com as escolas que frequentaste de modo a verificar a veracidade dos diplomas e se estes estão em conformidade com os que foram emitidos. Por isso, aconselho que não alteres ou suprimas nenhuma informação. 

A Noruega é um dos poucos países em que a palavra do empregado tem valor para o empregador, onde a confiança é absoluta até prova em contrário, por isso seria um mau indicador se tentares alterar ou suprimir informação durante este processo. 

O processo de reconhecimento dos estudos

Para iniciares o processo basta acederes ao website, onde encontrarás toda a informação necessária para procederes ao reconhecimento das tuas credenciais. 

O que deves saber antes de começar: 

– A documentação deverá estar em inglês. Assim sendo, deves solicitar à entidade escolar que emita o diploma em inglês. Caso não o façam, deves procurar um tradutor oficial recomendando pelo NOKUT (informação que encontras disponível no website) ; 

– Documentação escolar que irás necessitar: certidão do 12º ano, diploma do curso (com a descrição das unidades curriculares). Esta documentação deverá ser enviada na língua original e concomitantemente na língua inglesa. 

– Será pedido outro tipo de documentação, a qual poderás consultar na website em Dokumentasjonskrav. 

– A documentação é enviada por via eletrónica, sem qualquer custo. 

O processo de reconhecimento por vezes é bastante moroso, podendo ir até 6 meses de espera para que seja processado. Neste sentido, é aconselhável que inicies o processo de reconhecimento antes de vires para a Noruega ou então, logo que chegues ao país. 

O reconhecimento feito pelo NOKUT irá ajudar a que o teu empregador adeque o teu salário consoante o teu nível escolar, assim como te abre mais portas a nível de vagas de emprego.  

Boa sorte! 

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: