fbpx

Procura de casa na Bulgária

A procura de casa quando se é estrangeiro é mais fácil através de um agente imobiliário. Por causa da língua e, porque preparam o contrato, muitas vezes bilingue. É comum o locatário pagar 0,5 ou 1 mês de comissão ao agente. O proprietário normalmente pede entre 1 a 2 meses de caução e o primeiro mês de renda quando se assina o contrato. 

Os contratos têm normalmente a duração de 1 ano renovável automaticamente e possível de ser terminado por ambas as partes com 1 ou 2 meses de notificação.

A maioria dos agentes trabalha com os colegas, por isso pode-se trabalhar com um e pedir para ver casas anunciadas por outras imobiliárias.

Se algum agente pedir dinheiro para mostrar propriedades, este deve ser evitado!

Na escolha da localização da habitação dever-se-á ter em conta as viagens diárias de casa para o trabalho ou escola, considerando o meio de transporte. Demorar mais de 30 – 40 minutos nestas viagens pode ser considerado longo para Sófia e os engarrafamentos começam a ser cada vez mais frequentes em hora de ponta.

Os bairros preferidos por expatriados são o centro e os localizados a sul. A maioria das escolas internacionais também se encontram no sul. Se se pretender uma casa com jardim, então a oferta é maior nos bairros na base da Vitosha (o maciço montanhoso a sul da cidade), mas atenção que no inverno as ruas mais pequenas não são limpas de neve. Dependendo da localização talvez seja conveniente um veículo 4×4 e alto para poder aceder durante o inverno. 

O site de referência com uma grande variedade de anúncios de agências ou privados para todo o país:

https://www.imot.bg/

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: