Emigrantes – Manter a nossa cultura

Milena Rodrigues

Sou filha de emigrantes Portugueses nascida nos Estados Unidos da América e continua a ser onde eu vivo hoje.  Os meus pais e irmãs emigraram para a América em 1966.  Três anos depois eu nasci .  A minha mãe não pensava em ter mais filhos, mas aconteceu.  Lá vim eu fazer uma surpresa!  Desde de bebé fui criada numa casa Portuguesa mas localizada aqui nos EUA.  Como a minha família não estava nos EUA há muito tempo, nós falávamos Português em casa e então até aprendi a falar Português antes de falar Inglês, mesmo vivendo na América.

Vivo e fui criada numa comunidade onde temos muitas coisas portuguesas à nossa volta: restaurantes, mercados, festas, clubes sociais, etc. Com isto tudo é mais fácil manter uma ligação com as nossas raízes.

As escolas desta zona também oferecem aulas da nossa língua. Estudei Português no liceu e na universidade. Também tive explicações durante um verão em Portugal quando era mais jovem. Além disso, sempre falei Português em casa com os meus pais. Até hoje continuo a falar Português com a minha mãe e alguns familiares e amigos.

As férias em Portugal

Eu fui a Portugal pela primeira vez quando tinha pouco mais de um ano. Desde essa idade ia passar o verão quase todos os anos em Portugal. Quando acabava o ano escolar, ia logo para lá. Às vezes até tinha sorte de passar lá o São João e um ano até fiz parte das Marchas de São João na Figueira da Foz!

A minha irmã mais velha voltou para Portugal e viveu lá um tempo depois de se casar com um rapaz português.  Desde pequena, os meus pais, mesmo se não fossem lá passar férias, eu ia para passar o verão com ela.

Emigrantes - Manter a nossa cultura

Tenho sempre mantido a ligação!

Quando já estava mais crescida, a minha irmã voltou para a América, mas eu continuava a ir passar férias a Portugal. Os meus pais compraram um apartamento na Figueira da Foz e então tive sempre onde ficar e continuava a passar lá o Verão, umas vezes com os meus pais e outras com amigas. Hoje continuo a visitar Portugal com muita frequência, quase todos os anos, mas agora com o meu marido e filhas. 

Posso agradecer aos meus pais e às minhas irmãs pelo amor que eu tenho por Portugal. Fui criada numa casa muito Portuguesa: mantiveram as tradições celebrando o Natal, a Páscoa, entre outras festas à maneira Portuguesa, frequentavam os clubes sociais portugueses na zona e cozinhavam comida portuguesa que eu tanto gostava e continuo a gostar.

Manter a nossa Cultura e Tradições

Gosto tanto da nossa comida Portuguesa que escrevi um livro de culinária com receitas Portuguesas escritas em Inglês para descendentes que queiram continuar a cozinhar a nossa comida tão saborosa.

Percebi que havia falta de livros de culinária Portuguesa, escritos em inglês, e segui com este sonho que concretizei em 2017. O meu livro, For the Love of Portuguese Food, encontra-se à venda no Amazon e tenho vendido para vários países pelo mundo.

Dois países no coração

Sempre adorei ir a Portugal e sempre tive um amor pelo país dos meus pais e irmãs. O que é muito interessante é que eu sinto-me muito mais Portuguesa do que Americana mas sim, tenho sempre aquele “feeling” de estar dividida entre os dois países. Quando estou aqui na América estou com aquela saudade do nosso Portugal.  E quando estou em Portugal, tenho saudades de certas coisas Americanas.

Depois de acabar a Universidade eu tentei mudar para Portugal, e arranjei um emprego em Vila Nova de Gaia, mas sentia falta de certas coisas daqui. Não fiquei muito tempo a trabalhar lá, pois o salário era pouco e também aqui tinha certas regalias que me faltavam lá.  

Considero-me uma pessoa sortuda tendo dois países no meu coração. São dois países muito diferentes mas ambos oferecem coisas maravilhosas e tanto Portugal como América contribuiram em grande medida para quem eu sou e assim sempre será.

Lê também:

3 comentários em “Emigrantes – Manter a nossa cultura

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑