Lima é uma grande cidade em todos os sentidos por isso a pergunta, onde viver em Lima?
Lima
Lima é uma cidade com cerca de 9 milhões de habitantes, é a única capital situada na América do Sul que está banhada pelo Oceano Pacifico, e que tem a particularidade de desfrutar de níveis de precipitação baixíssimos, quase nulos todo o ano.
É formada por 43 bairros, mais conhecidos por “distritos”, cada um com as suas especificidades, cada um com o seu encanto.
Os diferentes “distritos”/ Bairros
Neste post vou falar um pouco sobre alguns distritos que eu penso que serão os melhores para viver e o que podemos ter em conta em cada um deles:
- Miraflores
- San Isidro
- Barranco
- La Molina
- Santiago de Surco
Miraflores é um dos distritos mais seguros para viver em Lima. Está praticamente dividido em duas zonas.
Zona 1 : Zona mais residencial, mais familiar, está mais perto do distrito de San Isidro, dificilmente encontramos um hotel nesta zona, os poucos que existem são usados mais para trabalho que para turismo. Onde vários edifícios tem saída para lindos parques que se encontram abertos ao público em geral das 7am a 7pm, vigiados 24h por policias do distrito e fechados durante a noite (só os residentes podem aceder durante o período noturno).
Zona 2: É uma das zonas mais procurada pelos turistas para viver, isto também se deve à sua localização, está situada muito perto do Mar, no famoso Malecón, com um bonito cenário do oceano Pacifico. Tem também a Costa Verde que se vamos ao final da manhã podemos ver algumas pessoas a andarem de parapente.
Neste distrito estão situados os melhores restaurantes de Lima , o famoso Malecón, o centro comercial Larcomar, parques conhecidos como Kennedy e parque do Amor, os mercados de artesanato, Mercados Inka e a famosa Huaca Pucllana.
É um bairro desenhado para viver bem num balanço entre a arquitetura moderna e a clássica.
San Isidro
San Isidro é o distrito mais exclusivo de Lima, conhecido pelo centro financeiro da capital, tem avenidas como Javier Prado e Av. Arequipa o que faz com que seja um dos distritos mais transitados.
Apesar deste movimento constante, e de ser o coração dos negócios de Lima, San Isidro conta com enormes áreas verdes como El Golf de San Isidro ou El Parque El Olivar, e também com um lado residencial de luxo, que tal como na zona 1 de Miraflores tem muitos edifícios com saída para parques fechados .
Devido ao grande número de embaixadas, é um bairro extremamente seguro (o mais vigiado da capital). Em alguns pontos, se mistura a Miraflores, bairro ao lado.
Tem como principais pontos turísticos, a Huaca Huallamarca, o Parque El Olivar e a Iglesia Nuestra Señora del Pilar, contando também com excelentes restaurantes.
É um bairro que consegue conciliar um balanço entre o trabalho e a vida familiar.
Barranco
Barranco é o distrito que se localiza a sul de Miraflores (continuação do malecón), possui parte da costa limeña.
É o bairro boêmio e criativo da cidade. Por muito tempo, foi um bairro somente da noite limeña, com dezenas de bares, a maioria com música ao vivo, caracterizava-se pela presença de poetas, músicos, artistas locais, e sua interessante vida noturna.
Nos últimos anos, a vida diurna também se transformou, neste momento já existem imensas galerias de arte, grafiteiros, lojas de design e decoração, o que traz um movimento interessante ao bairro.
Possui também uma essência naturalista que nunca perdeu, existem diversos cafés e lojas orgânicas, além de centros de medicina alternativa.
Atualmente este distrito ainda se caracteriza pelo seu estilo muito colonial. Já existe uma zona residencial mais moderna, no entanto também ainda existem algumas zonas feias e até perigosas.
Os seus principais pontos turísticos são: a Bajada de Baños, a Praça Principal, o Museu MATE, a Ponte dos Suspiros e proximidades.
La Molina
La Molina, é um distrito extremamente residencial, muito seguro em quase todas as zonas, mas longe do Centro Empresarial , o que pode ser um problema dependendo onde se trabalha.
É uma zona com lindas casas e áreas verdes, e com um microclima fantástico, com sol praticamente todo o ano.
Mas é um local onde se tem que andar sempre de carro, para compras, colegios, cafés.
Os seus principais pontos turísticos são: La Huaca Melgarejo (complexo arqueológico) e Las Lagunas ( urbanização residencial com um lago artificial onde anualmente fazem campeonatos de remo, vela e pesca).
Santiago de Surco
Santiago de Surco é outro dos grandes bairros populares de Lima. Localiza-se a sul da capital, é uma zona residencial da classe média e alta.
Tem uma etiqueta de distrito turístico ecológico, em parte pela existência de quintas dedicadas à produção de uvas com destino a las destilerías de pisco locais, e também por a rede de parques locais abertos.
Os seus principais pontos turísticos são: Parque de La Amistad (este parque nasce como símbolo da inclusão social, tanto o nome, como o desenho remetem a isso mesmo, está aberto a todos) . Aqui também se celebra o Festival Pisco Sour, com gastronomia da costa, serra e selva peruana , atuações musicais e degustações de piscos com variedades sabores. É neste distrito que se encontra também o Jockey Plaza,o shopping de referência em Lima, onde estão concentradas as melhores marcas de roupa.
Lê também
Comentar