fbpx

Sistema saúde na Republica Checa

O sistema de saúde na República Checa é excelente, considerado  um dos melhores na UE.

Seguro de Saúde

O sistema de saúde na Republica Checa é alargado a estrangeiros que trabalhem para companhias checas através de uma contribuição para uma companhia de seguro de saúde checa devidamente “certificada”. Assim quem trabalha, tem acesso a um seguro de saúde, geralmente o VZP ( que dá acesso aos hospitais públicos e privados.  

Resumindo, residentes no pais ou trabalhadores empregados por uma empresa Checa estão automaticamente assegurados pelo sistema de saude do país e apenas pagam pequenas contribuições mensais.

Os Turistas da UE estão assegurados pelo cartão de saúde Europeu. 

Serviço prestado

A maioria dos médicos sabe falar Inglês, pelo menos a um nível básico. Os cuidados de saúde prestados são de alta qualidade, mas devido há falta de pessoal e fundos as listas de espera são longas.

Existem unidades de saúde privadas onde se fala inglês, mas por norma estas tendem a ser muito caras.

Os checos, ao contrário dos Portugueses, não são culturalmente muito calorosos o que por vezes e confundido com antipatia ou falta de educação. São mais frios e pragmáticos.

Muitos dos hospitais no pais são velhos, antiquados e não têm as mesma condições que os hospitais em Portugal, porém a medicina praticada é de alta qualidade. 

Farmácias

Existem farmácias espalhadas por todas as cidades, muitas abertas durante 24h, 7 dias por semana.

Curiosidade: As receitas médicas só são validas por curto espaço de tempo, as prescirções médicas das urgências duram 2 dias, antibioticos 5 dias e as restantes expiram em 2 semanas.

O numero de emergencia é 155 (em Checo), para garantir um operador que fale inglês deve contactar 112.

Leia também

unta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: