É curioso, principalmente porque até há poucos anos, jamais se punha a possibilidade de viver/trabalhar fora de Portugal! No outro dia li 17 “coisas” que mudam para sempre quando vivemos fora do nosso pais. E fez me refletir, como para mim sair de Portugal era impensável!
Vida em Portugal vs Vida no novo destino
A vida era aquela rotina, sem grandes dúvidas de que tudo aconteceria por ali, numa linha certinha que era seguida em segurança, no conforto do conhecido. No entanto, a situação agora é totalmente diferente: é viver o dia-a-dia, aproveitar tudo o que tem para dar e ir vendo e ajustando o que for preciso. E o mais curioso ou diferente: se me perguntarem hoje “até quanto cá estão?” diria que mais uns aninhos, uns 5 anos, talvez. Mas, se calhar, daqui a uns tempos tudo poderá ser diferente e a resposta poderá ser apenas “estamos de regresso a Portugal” ou “estamos a caminho de um novo país”. E eu que há una anos atrás dizia que sair de Portugal era impensável.
A minha aprendizagem
Tenho aprendido, que tudo pode mudar muito rapidamente, e que nós, melhor ou pior, mais rápido ou mais devagar, habituamo-nos ao que a vida nos traz, aos desafios que surgem, às aventuras que nos são apresentadas (e que por qualquer motivo, resolvemos aceitar).
Aprendi também a lidar com a mudança constante, a não “sofrer” tanto com as partidas, a gerir bem as amizades à distância e a ver o quão fortes essas podem e acabam por ser.
Sair de Portugal acaba por ser isto:
- uma constante aprendizagem, uma adaptação a uma realidade à qual não estamos habituados, um ajuste das nossas prioridades, das nossas ideias, da forma como vemos ou sentimos as coisas. Faz-nos “crescer”, faz-nos relativizar muita coisa e aproveitar melhor outras tantas.
Acredito que esta aventura não seja para todos, que nem todos queiram ou gostem, não há certo nem errado, cada um é como é. No meu caso, foi o melhor que me podia acontecer: abriu horizontes, trouxe oportunidades que jamais teria em Portugal, fez-me sair do conforto a que estava acomodada e descobrir muito sobre mim mesma. Inacreditável, que sair de Portugal era impensável para mim!
O que aí vem? Não sei.
Quanto tempo vamos estar em Malta? Logo se vê.
Para onde vamos a seguir? Não fazemos ideia.
No entanto, estou tranquila. Seja o que for, cá estarei para ver. Seja o que for, que nos faça felizes.
Leia também
Junta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras
Vera, adorei a sua partilha!!!! É muito bom quando aceitamos a mudança como algo bom e nos adaptamos aos novos desafios que a vida nos oferece.
Bem haja!!!