fbpx

Sistema de saúde no Canadá

O sistema de saúde no canadá é parecido com o português, ou seja, todos têm acesso ao sistema de saúde sem custos quase nenhuns. Embora em Portugal já se pague as taxas moderadoras de análises e das urgências. No entanto para usufruirmos do sistema, não podemos ser turistas. Temos que ter o visto de trabalho (ou o cônjuge), ou já possuir a residência permanente ou a nacionalidade canadiana.

Aqui em casa já temos o estatuto de Residentes Permanentes desde 2016 por isso podemos usufruir gratuitamente de hospitais, clínicas, análises, médico de família, descontos em medicamentos, etc tudo coberto pelo sistema de saúde no Canadá. 

Caso venham como turistas, aconselho a fazerem um bom seguro de saúde privado porque se precisarem de usar um hospital o custo pode ser muito elevado mesmo que seja algo simples.

Médico de familia

Para se ter médico de família pertencente ao sistema de saúde no canadá tivemos de nos inscrever, mediante entrega de um formulário, numa clínica médica onde houvesse uma médica a aceitar novos pacientes. Não há médicos de família suficientes para a população toda! No caso da minha médica ela só tem certo número de pacientes para poder ter tempo para ver todos quando for preciso. Isto é, em caso de necessidade consigo ter uma consulta com alguma celeridade. Tivemos sorte em ser aceites!

Soubemos que havia esta médica a aceitar pacientes através de um post no grupo da comunidade local porque as clinicas médicas não divulgam muito em meios socias. Apenas havia um papel na porta da clínica!

Como tenho médica de família para todos os problemas de saúde, com expecto das urgências, marco para ela. Se a médica vir que necessito de ser vista por um colega de alguma especialidade ela própria encaminha-me, sempre com uma carta de referencia/ e-mail, para um médico da especialidade requerida. Assim depois da médica de família enviar a nossa informação para o médico da especialidade, tens de esperar por um telefonema ou carta a informar-nos do dia e horas da consulta da especialidade. Normalmente não temos esperado mais que 2/3meses, mas há pessoas que esperam mais ou menos dependendo da especialidade. Posteriormente, os exames realizados e respectivos resultados de exames vão para os 2 médicos, especialidade e de família, para que ambos fiquem a par da situação. Isso foi a nossa experiência já em diversas áreas da saúde.

Também podemos nós próprios marcar em médicos de especialidade privados mas claro aí teremos que pagar a consulta e quaisquer exames

Urgencias

Em caso de urgência médica imediata vamos às Urgências do hospital mais próximo da área de residência, pois aí terão a capacidade de fazer os exames necessários ao diagnóstico (ex. X-ray)

Nós, aqui de casa, já tivemos a nossa quota de vezes a precisar de ir a um hospital. Desde operações com internamentos até coisas mais simples. A minha opinião pessoal em relação os hospitais, pertencentes ao sistema de saúde no Canadá, é que estes  precisam de mais limpeza e não deviam mandar um doente para casa 2 horas depois de uma operação de anestesia geral deixando-o ao cuidado da família. No entanto os médicos alegam que a recuperação em casa é muito mais rápida e segura, havendo sempre um número de telefone disponível para dúvidas e nunca temos alta do hospital sem uma explicação do que fazer nas horas e dias a seguir ao fim da alta hospitalar.

Dentistas

Os médicos dentistas não são comparticipados pelo sistema de Saúde no Canadá, logo são caros. Como tal temos de ter seguro de saúde privado para dentista, normalmente o seguro do trabalho. No meu caso tenho uns meros $1000 pra gastar no ano em dentista, dá para uma limpeza e talvez 1 arranjo ou dois. Coisas como desvitalizar, implantes, aparelhos nem todos os seguros cobram e custam valores exorbitantes.

Em Dezembro tive que desvitalizar um dente e custou me $1700, uma porção paga pelo que restava do seguro daquele ano. Mesmo para as crianças, o sistema de saúde no Canadá não comparticipa as consultas ou tratamentos dentários, tem de pagar ou ter um seguro de saude privado

A minha experiencia pós-parto

Depois do meu filho nascer por cesariana de urgência e ter apenas permanecido duas noites no hospital fui para casa, em Portugal pelo que dizia a minha família o internamento no hospital é muito mais longo. Como tinha o marido em casa para ajudar e estava sem complicações o médico deu-me alta.

Em casa recebi 1 pacote de panfletos de informações sobre como cuidar de um recém nascido e cuidados com a mãe, amamentação, etc. Também recebi dois telefonemas das enfermeiras a perguntar como estava a correr o pós parto e como estava o bebê. Da parte do hospital é este só o seguimento que tive, não sei se outros casos com complicações ou quando é o primeiro filho se é diferente, mas espero bem que sim!

Como tinha médica de família marquei consulta com ela para o bebé, nos primeiros meses ia pesa-lo e ver se estava tudo normal, mas isto não é norma aqui, muitas pessoas só vão quando há algo que as preocupa.

Vacinação nos bebés

A vacinação só começa aos 2 meses e temos que marcar pelo telefone para uma clínica do governo só para isto e outras coisas.
Link para mais informações nesta área: http://fraserhealth.ca
A cada consulta de Check-up ao bebé a minha médica relembrava- me e deu-me um livrinho para não esquecer quando marcar. No entanto já me aconteceu esquecer de marcar mas eles dizem que não tem problema.

Não há lembrete para se marcar! Mas depois de agendada a vacinação temos a opção de receber uma mensagem no telefone uns dias antes.

Leia também

Junta-te a nós e partilha as tuas experiências na plataforma Vidas Sem Fronteiras

4 comentários em “Sistema de saúde no Canadá

Adicione o seu

  1. Tanta diferença em termos de qualidade e, sabe-se lá, se o preço do serviço per capita não será inferior ao nosso.
    Venham mais artigos, para aprendermos mais !

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: