fbpx

Integração na Alemanha

A Alemanha tem a grande vantagem de ter uma oferta de emprego vasta, o que facilita para quem chega de novo.

Este é, no entanto, apenas um dos fatores da integração. Existem naturalmente outros que são tão ou mais importantes, como por exemplo o acolhimento de estrangeiros, a facilidade de comunicar no idioma do país, etc.  

Genericamente parece-me que os alemães sao recetivos a estrangeiros (e particularmente a comunidade portuguesa parece-me muito bem-vista neste país)  mas é claro que há uma parte da população que é pró movimentos anti estrangeiros/refugiados etc… Aliás as eleições dos últimos anos têm demonstrado que há uma tendência crescente destes partidos/movimentos.

Quanto à língua alemã…o idioma é totalmente diferente do português porque são línguas com origens totalmente distintas. No entanto, o que é positivo, é que “o idioma nao piora” 😉, ou seja, o alemão é assustador no início, mas com o tempo torna-se mais fácil. Já outras línguas, como por exemplo o português, são mais simples para começar a falar, mas é bastante difícil progredir no idioma.

A integracao é sempre mais fácil quando uma pessoa vem munida para isso. No meu caso particular, tive a grande vantagem de a minha formação nao exigir equivalências ou coisa do género (economia/gestao), eu já falava várias linguas e portanto estava talvez mais apta a começar a falar alemão e finalmente tive a grande muleta de ter em casa um marido alemão, que obviamente ajuda imenso em todas as questões burocráticas que me são mais difíceis.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: