Todos sabemos que o nível de vida na Suíça é altíssimo. Se é verdade que a qualidade de vida na Suíça é muito elevada, o nível de vida não lhe fica nada atrás. Mas e a escola pública Suíça? Será ela um reflexo desta qualidade e nível de vida tão altos?
Na verdade, ao contrário do que muitos possam pensar, a escola pública Suíça é totalmente gratuita, não só para os habitantes nacionais, mas também para os estrangeiros que para aqui decidem vir viver.
A minha experiência
Tenho dois filhos que frequentam a escola pública suíça desde os 4 anos de idade – idade em que se inicia a escolaridade obrigatória por aqui – (e já lá vão uns aninhos) e nunca paguei um lápis ou uma borracha. Todo o material escolar é fornecido pelas escolas, desde livros, cadernos, cola, lápis de cera, dicionários, canetas de feltro, compassos, réguas, enfim tudo o que possam imaginar. E não se pense que o material é de marca branca, porque é na sua maioria da marca “Caran d’Ache”, não fosse esta uma marca suíça. Na verdade, o único material escolar que me limito a comprar para os meus filhos são as mochilas e estojos para guardar o material.
Mais. Se somos estrangeiros e os nossos filhos não sabem falar a língua utilizada na escola (como a suíça é dividida em cantões, a língua utilizada pode ser o francês, alemão ou o italiano) a escola pública oferece apoio linguístico gratuito, que durará até quando a escola entender que o aluno já não necessita de tal apoio/acompanhamento escolar.
E as matrículas na escola pública, como se processam?
Na verdade, não se processam. Ou melhor, quando vivemos no país, pouco antes do(s) nosso(s) filho(s) atingir(em) a idade do início da escolaridade obrigatória (4 anos feitos até ao dia 31 de Julho), recebemos uma carta a informar que o(s) nosso(s) filho(s) irá(ão) iniciar a sua escolaridade, na escola Y, com o horário X. Esta escola é sempre aquela que fica mais perto da nossa residência. Para o efeito, é-nos requerido que enviemos por correio fotocópia dos documentos de identificação e do boletim de vacinas. Esta será a única burocracia que teremos por muitos anos.
E, portanto, nada de matrículas e de burocracias. Todos os anos as matrículas são automaticamente renovadas, na medida em que se presume que os dados do aluno se mantêm. Se houver alguma alteração de dados relativos ao aluno, seja alteração de morada ou uma saída do país por exemplo, aí sim, compete obrigatoriamente aos pais, informar a escola, e esta, automaticamente, transfere o aluno para a escola da sua nova morada de residência ou anula a matrícula, se for caso disso.
Tão simples e eficaz, como é apanágio dos Suíços.
Lê também:
A diferença faz-se nas pequenas cousas, mas também em algo tão importante cmo a educação.
Muito bom!👏👏👏👏
Porém antes de tudo os pais devem estar legalizados no país né