Os preços na Suíça são superiores à média europeia. A pesquisa de Custo de vida Mercer 2018 classificou Zurique como a terceira cidade mais cara da Europa.
Apesar dos salários serem acima da média Europeia e os impostos relativamente baixos, o custo de vida na Suiça não é tão linear como se pensa. Entre os serviços no geral, os seguros obrigatórios e a alimentação mais dispendiosa, é preciso estarmos cientes da mudança e do que esta acarreta financeiramente…
Valores aproximativos do custo de vida Suiço
Para que possam ter uma ideia do custo de vida na Suiça e dos valores praticados na restauração e supermercado, por exemplo, partilhamos alguns dos valores relativos a itens mais comuns:
- Tomar um café na rua custa à volta de 4 CHF (cerca de 4 euros);
- Pão 6 CHF/kg (cerca de 6 euros);
- Um pequeno frango assado 15 CHF (cerca de 15 euros);
- Uma cerveja 8 CHF (cerca de 8 euros);
- Filé mignon (carne de vaca) 80CHF/kg (cerca de 80€ o kg);
- Almoço num restaurante vai dos 25 a 40 CHF por pessoa (cerca de 25€ a 40 euros);
- Jantar num restaurante mais requintado pode em média custar 100 CHF por pessoa (cerca de 100 euros);
Para terem uma noção mais concreta do merca, disponibilizamos estes links para fazerem uma simulação online nos dois maiores supermercados da Suíça:
Nota: Salientamos que a carne e o peixe são especialmente caros e, por norma, o valor marcado é por 100g.
Suiça: a qualidade de vida tanto ansiada
Apesar do custo de vida ser mais alto, os salários são, por consequência, mais altos também. O poder de compra faz com que as pessoas possam ter uma vida estável, pagarem as suas contas e acrescentar dinheiro à conta poupança. Este é um país reconhecido pela sua economia muito estável e pelo seu indiscutível poder de compra.
Todos os valores podem variar de cantão para cantão, sendo os valores mais elevados nos grandes centros. Relativamente a educação, saúde e transportes, sugerimos a leitura deste artigo muito completo, para que possam ficar mais elucidados quanto à vida além-fronteiras:
Na Suiça, podemos afirmar que tudo o que é lazer é, automaticamente, mais caro. Restaurantes, cinemas, parques de diversões, bares… Tudo isso tem um preço acrescido. No entanto, é certo que, ao vivermos num país com excelentes serviços em todos os aspetos, o custo não será o mesmo.
É sempre importante termos em consideração o custo de vida que iremos ter noutro país, assim como o dinheiro que iremos conseguir poupar. Temos de encontrar o nosso equilíbrio e percebermos de que forma podemos tirar o máximo partido disso e sermos felizes.
A Suiça é, sem sombras de dúvidas, um país incrível para se morar!
Lê também:
Útil para quem encara a possibilidade de emigrar, ou até de visitar amigos ou familiares