Vida Berkshire

Joana Almeida Santos

Desde que me mudei para o Reino Unido que moramos quase sempre no sul de Inglaterra. Depois de algumas mudanças fixamos residência permanente (será que alguma vez será mesmo permanente?) em Martins Heron, Berkshire. A zona em que moramos é rodeada de parques, muito agradável para um passeio.

Uma das questões que mais me coloquei quando nos mudamos para o Reino Unido foi o custo de vida. Sabia que a vida não era barata por aqui mas até que ponto poderia saber quanto precisava de ganhar para ter um estilo de vida confortável. 

Custo de Vida em Berkshire

café

Embora não beba nenhum produto cafeinado o valor de um café vai de £1.5 no Greggs até £3.5 no Costa consoante o tipo de café. Um expresso é algo raro de encontrar.

Supermercado

Para nós, dois adultos, antes da pandemia gastávamos cerca de £100 por mês no supermercado, agora como todas as refeições são feitas em casa gastamos cerca de £250 por mês. Existe uma variedade de supermercados grandes na nossa área mas nós usamos o Aldi e o Sainsbury ‘s. Se quiserem poupar mais um pouco recomendo o Lidl, e o Aldi ou o Tesco, se querem algo mais requintado como o Waitrose ou supermercado do Marks and Spencer.

Se quiserem comparer precos sugiro que utilizem o site trolley.co.uk

Embora o Reino Unido seja uma ilha, encontra peixe fresquinho é uma saga! 

Restaurantes

Para nós, numa época antes de Covid, jantar fora faz parte do dia a dia. Uma refeição não irá custar menos de £20 por pessoa num restaurante mais simples (italiano ou indiano simples) até £60 por pessoa, embora no Reino Unido o limite do custo de uma refeição seja o céu mesmo! 

Take away ou entrega de comida em casa

Se optarem por comprar comida em take away e entregas em casa conseguem uma refeição por cerca de £10. As empresas mais conhecidas que entregam em casa são a Deliveroo, Uber Eats e a Just Eat.

  Pub

Para falar do Reino temos de falar em pubs. Assim como em Portugal temos a cultura do café, os ingleses têm a cultura do pub. Uma cerveja é quase sempre servida em meia ou uma pint inteira  (0.57l) e custa cerca de £5 (uma pint).

Habitação

Onde moramos, a uma hora de comboio até Waterloo, se quiserem comprar um apartamento de um quarto contém em média £200,000 libras ou £900/mês de renda. Se quiserem comprar uma casa de três quartos custa cerca de £400,000 ou £1,400/mês de renda.

Os melhores sites para encontrar casa para comprar ou arrendar sao o rightmove.co.uk ou o zoopla.co.uk

    Carro

Realisticamente vão precisar de carro para viver nesta zona. Claro que é possível viver sem carro, com entregas de compras de supermercado em casa e usando o comboio mas não há muito trânsito e para visitar amigos sem dúvida que ter o seu próprio veículo é importante. Os carros usados são bastante baratos, podendo comprar um carro mais antigo a partir de £1000 ou mais recente entre £7000 e £14000.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: