A decisão de emigrar – “Check List”

Vânia Rocha

Tomar a decisão de emigrar não é fácil sobretudo quando há pouco apoio externo. No meu caso, os meus pais que não queriam ver-me partir para outro país. No fim de contas era sair de casa para me mudar para outro país, o que no ver de algumas pessoas foi muito radical. 

Desde criança que sempre tive vontade de viajar, de conhecer outras culturas e até de viver noutro país. Talvez por ter muitos familiares imigrantes, incluindo o meu avô que foi d’assalto para França, onde viveu 14 anos. E ainda, porque a minha mãe sempre teve vontade de imigrar sem nunca o ter feito.

A minha “Check list antes de emigrar”

A decisão de emigrar estava quase tomada, só precisava de um empurrãozinho! Aqui ficam algumas das coisas que fiz antes de vir para a Irlanda:

  1. Despedir me do meu trabalho, do qual gostava muito mas que infelizmente não me proporcionava as melhores condições;

2. Procurei ajuda para me ajudar na decisão. Sempre fui uma mulher de tudo ou nada, no entanto cheguei a conclusão que não era preciso tomar uma decisão para a vida, poderia ser algo temporário;

3. Informar a família. Acho que isto foi mesmo o mais difícil. O meu núcleo familiar não é muito grande. Somos 3, os meus pais e a minha irmã, todos muito chegados, e claro que isto tem coisas boas porque nos sentimos sempre apoiados e protegidos, mas também nos pode fazer sentir que estamos a perder algo, sobretudo quando temos vontade de conhecer o mundo.

4. Visitar o país para ver no que ver o que me esperava. Fiquei em casa de um amigo, que me ajudou muito quando vim para cá. Vim um fim de semana e 3 meses depois mudei-me de malas e bagagens. Demorei 2 meses a encontrar trabalho.

5. Despedir-me da família e amigos, a família estendida é muito grande e sabia que havia muita gente com muita pena de eu me ir embora de Portugal no entanto felizes por me verem a querer algo mais, algo que Portugal não me podia dar.

6. Acreditar em mim, acreditar que tudo ia correr bem e fazer jus ao provérbio:”‘A sorte protege os audazes.” 

E vocês, o que fizeram antes de saírem de Portugal? 

Lê também:

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subir ↑