E quando a Seleção Portuguesa joga…

Paula Soares

Sempre parei para ver a Seleção Portuguesa jogar, desde miúda! Não sigo muito futebol, mas quando a Seleção entra em campo, mesmo para os amigáveis, sempre procuro acompanhar. Talvez por ser algo que nos une a todos como Nação!

Sem grande racionalidade, porque no final são 11 jogadores atrás de uma bola e a tentarem marcar o tão desejado golo! Mas nestas coisas de coração e emoção, quem quer saber de racionalidade!!

Aqueles 11 jogadores em campo levam um bocadinho de cada um de nós ao peito, e sem querer colocar qualquer pressão, naqueles 90 minutos de jogo, estão a representar o País!!

O valor emocional destes momentos

Claro que, estando fora de Portugal, estes jogos tornaram-se ainda mais emocionantes e ganham mais importância, tornando-se mesmo um acontecimento!! No Brasil, onde a “mafia tuga” tinha maior expressão, encontrávamo-nos sempre num boteco (bar) qualquer.

Aqui nos EUA, tenho acabado por ver os jogos com o meu marido, geralmente em casa, mas mesmo assim fazemos a festa e vibramos com o jogo!

Fazemos sempre questão de nos vestir a rigor, com os cachecóis e as t-shirts da Seleção, que temos para todos os gostos, desde a do Europeu de 2004 até às mais recentes, pretas, do equipamento de treino!!! E cantamos o Hino, de mão ao peito, onde sempre acaba por sair uma lágrima ou outra!!

Já assisti a 3 mundiais e 2 europeus fora de Portugal, para além da Taça das Nações, mas claro que o Europeu de 2016 ficará na memória para todo o sempre, pela conquista do trofeu! 

Os meus melhores momentos

Recordo-me que num dos jogos de 2016 nos oitavos de final, frente à Croácia estávamos a fazer mergulho nas Keys, Florida, e não conseguimos ver o jogo.

Só soubemos o resultado já no regresso a terra, quando tivemos acesso à internet!! Claro que ficamos super felizes e eufóricos e lá tivemos de explicar aos americanos, que estavam connosco no barco, o que estava a acontecer!! Por coincidência, chegamos a Portugal no dia antes da final, e pudemos celebrar a vitória em Braga, na rua, junto de milhares de Portugueses!

Os jogos na agenda de trabalho

Este ano, para o Europeu de 2020/2021, já estamos a organizar as agendas de trabalho para conseguirmos assistir aos jogos a meio de semana! Lá vamos marcar uma “reunião” no calendário, para garantir que estamos livres, e, por muito que nos queiramos convencer que vai ser difícil repetir 2016, há sempre uma esperança, a contar com um Cristiano Ronaldo inspirado ou num Bernardo Silva ou o Bruno Fernandes em grande forma.

A bola ainda não rola, e podemos sonhar e acreditar que veremos as cores de Portugal nos festejos da final no dia 11 de Julho! Mas independentemente do resultado, cada um dos jogos que a Seleção jogar neste Europeu será um momento especial, de grande emoção, sobretudo para os Portugueses que estão longe de Portugal. 

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑