fbpx

Barcelona, Ciutat Comtal

Quando digo que vivo em Barcelona, a primeira reacção é sempre de uma pequena inveja positiva. Bonita, cosmopolita, internacional e com o mar mediterrâneo de anfitrião.

A minha vida está ligada a Barcelona desde 2001 como estudante de Erasmus, depois de varias mudanças entre Portugal, França e Bélgica voltei em 2011.

Porquê Barcelona? Adoro descer o Tibidabo de carro e ver a geometria perfeita da cidade que está desenhada ao milímetro nos bairros do Eixample. O movimento vibrante, as pessoas… Barcelona é muito mais que a cidade, tem montanhas fabulosas, por exemplo Montseny., as praias a menos de 20 minutos , exemplo Sitges, Castelldefels, de uma qualidade excelente. E para quem gosta também tem neve, exemplo Vall de Núria e Andorra.

Barcelona tem tudo isto e um aeroporto internacional que foi uma das condicionantes na nossa decisão de viver cá. Eu sou uma portuguesa casada com um alemão e o facto de poder facilmente viajar é importante.

Como estudante Erasmus a primeira lição que aprendi foi o idioma. Podemos saber espanhol, mas o idioma oficial da comunidade autónoma de Catalunha é o catalão, oficialmente ambos convivem como bilinguismo mas nem sempre acontece. Em Barcelona cidade o espanhol é de uso maioritário mas nos arredores veremos que o catalão predomina…anos mais tarde aprendi que na escola para os miúdos é fundamental.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: