fbpx

Táxis em Sófia

Apanhar um táxi em Sófia pode ser uma pequena aventura. Taxistas que enganam turistas é comum em muitos países e a Bulgária não é exceção.

Para além de se ter de ter uma ideia do trajeto a fazer, em Sófia há uma particularidade importante a saber, que com um pouco de atenção é um problema fácil de ultrapassar.

Os “táxis falsos”

Há várias companhias que praticam preços normais, mas outras, que são legais, cobram preços muito elevados e essas são de evitar. Costumam ter nomes e logótipos semelhantes às mais conhecidas, por isso toda a atenção é pouca. Se se apanhar um táxi na rua, convém olhar sempre para a tabela de preços afixada no para-brisas ou nas portas. Todos os valores têm de ser mais baixos do que 1 BGN. Muito fácil!

Estes táxis estão principalmente parados nas zonas mais turísticas ou à porta de centros comerciais à espera dos mais incautos.

À chegada ao aeroporto

O aeroporto deu a concessão exclusiva a uma das maiores e mais antigas companhias de táxi, a OK Taxi Supertrans, por isso é seguro dirigir-nos logo à fila de táxis. Ainda assim, recomendo ir primeiro ao guichet deles, localizado no hall de chegadas, onde registam o destino e atribuem um táxi. Paga-se a mesma taxa de “chamada”, mas a vantagem é que fica registado o início e destino da viagem e será mais fácil reclamar para a central caso o taxista tente enganar. Há quem prefira chamar um táxi através de uma app quando chegam, mas não há necessidade. Por último, muita atenção a não ir com ninguém que ofereça “táxi” “táxi” no hall de chegadas!

Distâncias curtas e trocos

Por vezes os taxistas recusam trajetos que sejam muito curtos. Pode ser um incentivo dizer que pagamos 5 BGN quando o custo real seja inferior. É esperado o valor a pagar ser arredondado para cima (p.ex. 5,20 passa a 6) e certamente que não rejeitam um extra.

Companhias boas, entre outras:

Yellow Taxi (carros mais limpos e condutores costumam falar inglês, mas não há muitos carros)

CV Taxi

OK Taxi Supertrans

Aplicações móveis

Na Bulgária a Uber deixou de ser permitida, mas para garantir um melhor serviço e ser mais fácil chamar um táxi quando não se fala Búlgaro, aconselho usar uma app.

Várias empresas têm apps específicas ou usam o Viber

Se não se tiver preferência na companhia, estas apps funcionam bem:

TaxiStars

Taxime

Preços “normais”

Custo inicial: 0,69 – 0,90 BGN.

Km durante o dia (6h00 – 22h00): 0,69 – 0,90 BGN.

Km durante a noite (22h – 6h00): 0,70 – 0,99 BGN.

Minuto: 0,18 – 0,24 BGN.

Chamada: 0,69 – 0,90 BGN.

A viagem entre o aeroporto e o centro da cidade fica entre 10 e 15 BGN.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: