fbpx

Arrendar casa na Alemanha – (parte II)

Marina Pacheco

Arrendar casa na Alemanha é, normalmente, um processo demorado, como referi na primeira parte deste artigo.

Quanto melhor conhecermos o funcionamento e os diferentes passos, melhor conseguiremos filtrar a nossa procura e encontrar uma habitação o mais possível dentro das nossas necessidades.


Na Alemanha há algumas características comuns:- As casas têm aquecimento (Heizung) em todas as divisões, até porque os invernos são rigorosos. – Tanto os quartos como a sala são denominados Zimmer, o que pode causar alguma confusão no momento da pesquisa.

Isto é, uma casa com 2 Zimmer é uma casa com uma sala e um quarto (um T1) e não um T2;- É muito comum que a cozinha não esteja incluída no apartamento. Isto é, pode não haver cozinha e o inquilino ter de instalar tudo (electrodomésticos, armários, etc.) ou pode estar tudo instalado e ser cobrado um valor à parte da renda e tratado no ato de entrada para o apartamento/casa.

No entanto, em alguns casos pode estar tudo incluído. Nalguns prédios a zona de lavandaria é na cave (Keller), onde estão as máquinas de lavar roupa de todos os inquilinos. Há quem acabe por colocar a roupa a secar nesse mesmo espaço e há quem prefira levar para o interior da habitação. Normalmente não se fala em fiadores, até porque as cauções são elevadas.

No que diz respeito ao valor da renda, esta pode ser muito variável. A localização define muito o valor do imóvel. Uma cidade mais cosmopolita não terá os preços de uma cidade mais afastada ou mais pequena.

Para avaliar o valor de um imóvel é necessário ter conhecimento de alguma nomenclatura:

– Wohnung: habitação/ apartamento

– Wohngemeinschaft (WG): apartamento compartilhado; normalmente são residências de estudantes

– Wohnfläche: área útil

– Zimmer: assoalhada- Einzimmerwohnung: T0

– Möbliert: mobilado

– Einbauküche: cozinha embutida

– Balkon: varanda

– Aufzug: elevador

– Monatsmiete(MM): renda mensal

– Kaltmiete: renda em bruto (sem despesas de condomínio, água ou aquecimento incluídas)

– Nebenkosten (NK): despesas adicionais (água, condomínio, sistema de lixo em alguns casos)

– Heizkosten: custo de aquecimento

– Kaution: caução (exigida sempre como entrada e devolvida por altura da saída do imóvel; ronda geralmente o valor de 2 a 3 rendas)

Aquando da assinatura do contrato e formalização do arrendamento, o senhorio entrega o Wohnungsgeberbestätigung.

Trata-se de um formulário com os dados do inquilino, a morada e a assinatura do senhorio. Este documento é o comprovativo de habitação do imóvel e é utilizado junto das companhias fornecedoras de água, luz, etc.

É muito comum, porém, ser o senhorio a tratar destas questões de fornecimento de água e energia, o que facilita imenso o processo, não havendo, regra geral, a necessidade de instalação de equipamento ou dias de espera para que o acesso seja autorizado. Aliás, aquando da visita ao imóvel, é habitual haver água e luz.Por último o Wohnungsgeberbestätigung servirá para se fazer o registo na cidade (Anmeldung).

Importante lembrar que em caso de saída de um apartamento, é sempre necessário avisar com três meses de antecedência.

O senhorio quererá, com toda a certeza, fazer uma vistoria à casa. É importante que a mesma esteja impecável e sem marcas de uso evidentes. A lei protege muito os senhorios e estes são deveras rigorosos.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: