fbpx

Arrendar casa em Viena

Susana Fartura

Arrendar casa em Viena pode ser um desafio dada a volatilidade do mercado de arrendamento. Há casas que são publicadas online e quando se vai ligar para uma visita já estão reservadas.

Particularidades

As questões mais relevantes em relação ao que estamos habituados em Portugal são:

  • em Viena é o inquilino que paga a percentagem da imobiliária;
  • a designação T1,T2,T3,T4 indica normalmente o número de divisões, ou seja, um T1 corresponde a um estúdio, um T2 a uma casa com sala e quarto;
  • Outra particularidade é que a maioria das casas tem a sala e a cozinha em conjunto e o chuveiro e o WC são separados. 

Imobiliárias

Existem alguns sites de imobiliárias e outros em que o contacto é diretamente feito com o proprietário. No entanto, não se aconselha esta situação, principalmente para quem não fala alemão.

Willhaben

Der Standard

Bazar (diretamente com o proprietário)

Real 3

Immobilien.net

Documentação pedida para arrendar casa em Viena

A maioria dos proprietários pede 2-3 meses de caução mas não são necessários fiadores para assinar o contrato. Os contratos são celebrados por um ano com possibilidade de renovação automática e a renda sobe anualmente com base na inflação.

Para assinar o contrato pediram-nos apenas um contrato de trabalho e a identificação. Mas pode haver outros senhorios que sejam mais exigentes.

Organização da Cidade

Viena está organizada em distritos numerados de 1 a 22 que vão crescendo numa espiral, sendo os distritos 1 e 2 os mais centrais. Nestes distritos, os preços dos T2 (correspondente a um T1 em Portugal) rondam os 800-900€. A maioria ronda os 40-50m2.

Arrendar casa em Viena
Viena organizada por distritos

Um dado interessante é que as rendas são mais ou menos tabeladas por zona e área do apartamento, portanto não há muitas diferenças entre preços dentro do mesmo distrito.

Há alguns artigos (principalmente de brasileiros) sobre os melhores distritos para viver em Viena mas depende muito das preferências de cada um.

Quem prefere uma vida mais agitada, deve optar pelos distritos mais centrais, quem queira uma vida mais tranquila deverá optar pelos distritos mais distantes do centro. Em todos os distritos há uma grande quantidade de supermercados, lojas de rua e parques. 

Arrendar casa em Viena

Nós vivemos no distrito 3, Landstrasse, que dizem que é um dos mais multiculturais de Viena. Apesar de ser um distrito calmo, está a dois passos do centro da cidade e a outros dois do Parque do Prater (a maior área verde da cidade).

Dicas Importantes

A água e o aquecimento estão muitas vezes incluídos na renda porque muitos prédios têm aquecimento comum. Há uma inspeção anual do sistema de gás realizado pelos serviços municipais. A água da torneira é muito boa e muito fria, tanto no inverno como no verão.

Existem ecopontos para plástico e vidro espalhados por toda a cidade. A recolha de lixo doméstico e papel é feita pelo município diretamente nos prédios. 

Em algumas fachadas espalhadas pela cidade vê-se escrito “Wohnhausanlage der Gemeinde Wien errichtet in den Jahren 19…-…” – são edifícios de habitação social construídos pelo município. 

Arrendar casa em Viena

Outras formalidades 

Há um registo na cidade que se deve fazer nos três dias seguintes à mudança, nos serviços de cada distrito (Meldezettel). Após haver uma morada fixa, deve-se fazer um novo registo (Anmeldebescheinigung).

Na Áustria é obrigatório fazer um registo e pagar uma licença para ter uma TV e rádio. Em Viena este valor é de 26,33 euros por mês. O serviço que aplica esta taxa chama-se GIS e envia uma carta após o registo na cidade.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: