A Áustria para além da música

Susana Fartura

A Áustria é conhecida como o país da música clássica, das valsas de Strauss e do filme Música no Coração (que os austríacos não conhecem ou não gostam). Mas na verdade, a República da Áustria (Republik Österrich) tem muito mais para contar. Aqui fica um pouco do que fui descobrindo nas pesquisas para as aulas de alemão…

Geografia e Demografia

A Áustria tem cerca de 84 mil m2 e faz fronteira com oito países: Alemanha, Chéquia, Eslováquia, Hungria, Itália, Suíça e Liechtenstein. 

68% do território é ocupado pelos Alpes sendo o ponto mais alto o Grossglockner com 3797 metros de altitude (o segundo mais alto depois do Monte Branco). 

A capital do país e a maior cidade é Viena (Wien) com 2 milhões de habitantes. Seguem-se as cidades de Graz, Linz e Salzburg. A língua oficial é o alemão, mas também se fala Croata, Húngaro e Esloveno em algumas regiões. 

Vivem na Áustria cerca de 1,5 milhões de cidadãos estrangeiros (16% da população) embora a maioria esteja concentrada em Viena onde este valor sobe para 31%.  Estima-se que um em cada dois alunos na escola pública não seja falante de alemão como língua materna. Por este motivo, existem imensos programas/instituições de apoio aos migrantes, nomeadamente na aprendizagem da língua mas também na formação profissional como o WAFF, AMS ou a plataforma Migrant

A comunidade portuguesa não é das mais representativas e ronda os 3 mil residentes em toda a Áustria.

Muito breve história da Áustria

Este país da Europa central tem as suas raízes no tempo dos Celtas, cujo território foi conquistado pelos romanos em 15 a.C. Em 788 o imperador Carlos Magno introduziu o Cristianismo, que continua a ser a religião predominante na Áustria. Fez parte do Império Romano-Germânico, onde tinha um papel central, até à sua extinção em 1806. Após as guerras napoleónicas e a guerra com a Itália e a Prússia passou a denominar-se Império Austríaco. Em 1867 formou-se o império Austro-Húngaro que caiu em 1918 com o fim da primeira Guerra Mundial. Seguiu-se a primeira república austríaca até à anexação pela Alemanha em 1938 (Anschluss). 

Após a segunda Guerra Mundial, à semelhança da Alemanha, a Áustria foi dividida em quatro zonas: britânica, francesa, americana e soviética. E assim como Berlim, Viena também foi dividida em quatro zonas. No centro de Viena havia uma zona que era vigiada por soldados de todas as zonas e que tornou possível a organização de um governo e a posterior independência da Áustria a 26 de outubro de 1955. 

Desde 1955, a Áustria pertence à União Europeia, à OCDE e às Nações Unidas, cuja sede se situa em Viena. Nesta data, a Áustria declarou-se um estado neutro em relação aos tratados militares. Em 1995 aderiu ao espaço Schengen e em 1999 ao Euro. 

Sistema político

O sistema de governo é uma democracia representativa parlamentar organizada em 9 estados federais (Bundesländer): Burgenland; Caríntia (Kärnten); Baixa Áustria (Niederösterreich); Alta Áustria (Oberösterreich); Salzburg; Estíria (Steiermark); Tirol; Vorarlberg; e Viena (Wien). 

O presidente da república é Alexander Van der Bellen e o chefe do governo (Bundeskanzler) é Karl Nehamer.

A Áustria para além da música

Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) foi de 42110$ em 2021, após uma queda de 6% devido à pandemia. Ainda assim, a Áustria encontra-se entre os 15 países com maior PIB do mundo. O Turismo representa 9% deste valor. A contribuir para este valor estão também empresas como a Red Bull, a KTM, Glock, a Swarovski ou a PEZ (Acrónimo de PfeffErminZ). Esta empresa, fundada em 1927 por Eduardo Hass, é a fabricante dos famosos dispensadores de rebuçados de mentol que tantas formas já conhecemos. 

A Áustria para além da música
Dispensadores de rebuçados

São de destacar ainda as empresas Andritz e Voestalpine, líderes mundiais em engenharia e aços especiais, respetivamente. 

Desporto

O desporto nacional é o esqui. Até meados dos anos 90, esta era uma modalidade obrigatória na escola. O maior herói nacional desta modalidade é Marcel Hirscher que conquistou 8 vezes a Taça do Mundo de Esqui Alpino entre 2012 e 2018. 

A Áustria para além da música
Marcel Hirscher

Medicina e Psicologia

Na área da Medicina, para além de Sigmund Freud e de Hans Asperger,  é de referir o prémio Nobel atribuído a Karl Landsteiner em 1930 pela classificação dos grupos sanguíneos no sistema ABO e a descoberta do fator Rh.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: