Maio na Suécia é um mês espacial. É o mês em que as crianças vendem as ”flores de Maio” na rua.
A organização sem fins lucrativos ”majblomman” é a responsável por esta iniciativa que teve início em 1907 através da vontade de Beda Hallberg de ajudar crianças mais desfavorecidas. Beda Hallberg uma mulher suéca que começou a vender flores de papel para angariar dinheiro para aqueles que tinham tuberculose
Nos primeiros 50 anos o dinheiro angariado ajudou crianças doentes com tuberculose, nos anos seguintes crianças mais desfavorecidas economicamente.
Em 2021, 47% dos recursos foram gastos em roupas e sapatos ( bons para os invernos rigorosos), 10% em atividades de Verão, 21% em atividades ao ar livre e equipamentos e 22% noutro tipo de apoio.
Todos os anos é escolhida uma flor, de entre vários desenhos que as crianças enviam, que vai ser vendida em autocolante, papel e pin. As crianças que querem vender recebem uma carteira com flores e vão vender para a rua.
Do dinheiro que cada criança recebe ao vender, 10% fica para a própria, 10% para a turma, 40% para a associação local para ajudar crianças na zona e 40% para a associação nacional para investigação, apoio às várias associações regionais.
Se quiserem ler informação noutras línguas espreitem.
Lê também:
Que projecto mais bonito, obrigado Rita