Flores de Maio na Suécia

Rita Côrte-Real

Maio na Suécia é um mês espacial. É o mês em que as crianças vendem as ”flores de Maio” na rua.  

A organização sem fins lucrativos ”majblomman” é a responsável por esta iniciativa que teve início  em 1907 através da vontade de Beda Hallberg de ajudar crianças mais desfavorecidas. Beda Hallberg uma mulher suéca que começou a vender flores de papel para angariar dinheiro para aqueles que tinham tuberculose

Nos primeiros  50 anos o dinheiro angariado ajudou crianças doentes com tuberculose, nos anos seguintes crianças mais desfavorecidas economicamente.

Em 2021, 47% dos recursos foram gastos em roupas e sapatos  ( bons para os invernos rigorosos), 10% em atividades de Verão, 21% em atividades ao ar livre e  equipamentos e 22% noutro tipo de apoio. 

Todos os anos é escolhida uma flor, de entre vários desenhos que as crianças enviam, que vai ser  vendida em autocolante, papel e pin. As crianças que querem vender recebem uma carteira com  flores e vão vender para a rua.

criança a vender as flores de papel na rua numa pasta de plástico

Do dinheiro que cada criança recebe ao vender, 10% fica para a  própria, 10% para a turma, 40% para a associação local para ajudar crianças na zona e 40% para a  associação nacional para investigação, apoio às várias associações regionais.  

Se quiserem ler informação noutras línguas espreitem.

Lê também:

Um comentário em “Flores de Maio na Suécia

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: