Educação na Irlanda

O sistema educativo é bastante diferente do português. As creches são todas privadas e custam à volta de 1000€ por mês para uma criança que frequenta a tempo inteiro (por exemplo das 8h da manhã até às 18h). A maioria das creches aceita crianças a partir dos 6 meses (altura que termina a licença de maternidade) até aos 5/6 anos. A partir dos 3 anos as crianças frequentam o sistema Montessori, normalmente na mesma instituição.

O sistema educativo público é grátis e acessível a todos e quase todas as escolas estão sob a alçada da Igreja católica. Há também escolas protestantes – Church of Ireland e ainda escolas laicas – Non denominational, as quais são conhecidas como Educate Together.

No entanto para se ter a certeza que se encontra uma vaga na escola pretendida, deve inscrever-se a criança assim que possível, pois as listas de espera são absurdamente grandes. Há pessoas que inscrevem os filhos nas escolas assim que nascem.

O sistema educativo oficial começa com 2 anos de pré-escola: Junior Infance e Senior Infance. No entanto a pré-escola é de frequência obrigatória, os pais podem decidir se a criança irá com 4, 5 ou 6 anos de idade.

A maioria das crianças começa com 5 anos, incluindo a minha filha que começará o Junior Infance para o ano.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: